Numa acção de contacto com trabalhadores da SINAGA, realizada hoje em Ponta Delgada, Aníbal Pires, Deputado do PCP no Parlamento Regional, exigiu o cumprimento das promessas da construção da nova fábrica e alertou os trabalhadores para estarem atentos, para lutarem pelo futuro da empresa e dos seus postos de trabalho e de um sector transformador que é essencial para a Região.
Aníbal Pires recordou que desde há muito tempo que o PCP tem tomado posições apresentado propostas para defender esta empresa. No entanto, as promessas que foram feitas aquando da entrada da Região no capital da Sinaga, ficaram por cumprir.
Os postos de trabalho têm vindo a ser reduzidos por via da reforma de trabalhadores que não são substituídos e a diversificação da produção e a construção de uma nova fábrica têm vindo a ser sistematicamente adiadas pelo Governo Regional, enquanto prossegue o declínio desta empresa regional estratégica. No ano passado houve uma quebra significativa da produção de beterraba e, mesmo estando tecnologicamente obsoleta, a fábrica está muito longe de esgotar a sua capacidade de produção.
O Governo Regional vem agora anunciar a intenção da venda dos terrenos da empresa, tal como pretenderam fazer, no passado, os proprietários privados, trocando a produção pela especulação imobiliária. No entanto, regista-se como positivo, e vem ao encontro do que o PCP tem vindo a defender e a propôr, o anúncio da construção de uma nova fábrica.
A par da necessidade do aumento da produção de beterraba, o PCP considera importante que a Sinaga seja dotada dos meios para a transformação de outras matérias-primas agrícolas, para poder diversificar a sua produção.
O PCP exige o cumprimento das promessas sobre a modernização e a viabilização da Sinaga e a defesa do interesse público e do património da empresa, que não pode ser desbaratado para favorecer negócios privados.
PCP Açores – Gab Imprensa
8 Junho 2016