CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Regional
  4. Cumprir os compromissos para combater a abstenção

Temas

24 janeiro 2017

Cumprir os compromissos para combater a abstenção

  • Imprimir
  • Email
Twitter
JPCorvelo_19Jan2_webNa discussão de uma proposta para realizar um estudo sobre a abstenção nos Açores, o Deputado do PCP, João Paulo Corvelo, apontou como causas deste fenómeno a deceção dos eleitores com o continuado não cumprimento de compromissos por parte dos agentes políticos e as campanhas eleitorais demagógicas em que tudo se promete para nada se cumprir. Também a ideia de que, por exemplo as eleições regionais, se destinam apenas a eleger o Presidente do Governo Regional e não 57 Deputados, também estimula a abstenção.
Assim, afirmou: "A primeira e mais eficaz medida de combate à abstenção política passa pelo cumprimento dos compromissos eleitorais que se assumem com os eleitores, ou seja, com a resolução dos problemas reais e concretos das pessoas."

Intervenção do Deputado do PCP, João Paulo Corvelo,
sobre a abstenção nos Açores

19 de Janeiro de 2017

 

 

Senhora Presidente,
Senhores Deputados,
Senhor Presidente do Governo,
Senhores membros do Governo:

Para o PCP, as razões de fundo para a elevada abstenção são bastante claras e, ao contrário do que sugere este Projecto de Resolução, não se colocam no plano técnico, mas sim no plano político.

Para o PCP, a fraca participação eleitoral é um reflexo claro e óbvio da deceção dos eleitores com o continuado não cumprimento de compromissos por parte dos agentes políticos.

As campanhas eleitorais demagógicas em que tudo se promete para nada se cumprir não poderiam ter outro resultado.

Mas também a aparente falta de alternativas afasta muitos açorianos da participação eleitoral. A ideia de que, por exemplo as eleições regionais, se destinam apenas a eleger o Presidente do Governo Regional e não 57 Deputados, também estimula a abstenção.

A primeira e mais eficaz medida de combate à abstenção política passa pelo cumprimento dos compromissos eleitorais que se assumem com os eleitores, ou seja, com a resolução dos problemas reais e concretos das pessoas e com a concretização de políticas que contribuam para um modelo de desenvolvimento sustentável e, como tal, social e economicamente justo.

Venho da ilha que teve a segunda menor taxa de abstenção dos Açores. Um resultado que mostra que quando as pessoas reconhecem alternativas políticas sérias e credíveis não se abstêm. Pelo contrário, participam e com entusiasmo.

 

 

Senhora Presidente,
Senhores Deputados,
Senhor Presidente do Governo,
Senhores membros do Governo:

Não queremos com isto dizer que não reconhecemos que existam problemas técnicos, nomeadamente os que se relacionam com o recenseamento eleitoral, e não será o PCP a bloquear a vontade de aprofundar o conhecimento destas questões.

Mas o nosso voto favorável não pode ser confundido com um branqueamento das grandes e profundas responsabilidades políticas dos partidos que têm governado a Região e o País em relação à elevada abstenção eleitoral.

Disse.

 

Cidade da Horta, Sala das Sessões, 19 de Janeiro de 2017

 

O Deputado do PCP Açores

João Paulo Corvelo

  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU