Intervenção do Deputado do PCP, João Paulo Corvelo,
sobre a abstenção nos Açores
19 de Janeiro de 2017
Senhora Presidente,
Senhores Deputados,
Senhor Presidente do Governo,
Senhores membros do Governo:
Para o PCP, as razões de fundo para a elevada abstenção são bastante claras e, ao contrário do que sugere este Projecto de Resolução, não se colocam no plano técnico, mas sim no plano político.
Para o PCP, a fraca participação eleitoral é um reflexo claro e óbvio da deceção dos eleitores com o continuado não cumprimento de compromissos por parte dos agentes políticos.
As campanhas eleitorais demagógicas em que tudo se promete para nada se cumprir não poderiam ter outro resultado.
Mas também a aparente falta de alternativas afasta muitos açorianos da participação eleitoral. A ideia de que, por exemplo as eleições regionais, se destinam apenas a eleger o Presidente do Governo Regional e não 57 Deputados, também estimula a abstenção.
A primeira e mais eficaz medida de combate à abstenção política passa pelo cumprimento dos compromissos eleitorais que se assumem com os eleitores, ou seja, com a resolução dos problemas reais e concretos das pessoas e com a concretização de políticas que contribuam para um modelo de desenvolvimento sustentável e, como tal, social e economicamente justo.
Venho da ilha que teve a segunda menor taxa de abstenção dos Açores. Um resultado que mostra que quando as pessoas reconhecem alternativas políticas sérias e credíveis não se abstêm. Pelo contrário, participam e com entusiasmo.
Senhora Presidente,
Senhores Deputados,
Senhor Presidente do Governo,
Senhores membros do Governo:
Não queremos com isto dizer que não reconhecemos que existam problemas técnicos, nomeadamente os que se relacionam com o recenseamento eleitoral, e não será o PCP a bloquear a vontade de aprofundar o conhecimento destas questões.
Mas o nosso voto favorável não pode ser confundido com um branqueamento das grandes e profundas responsabilidades políticas dos partidos que têm governado a Região e o País em relação à elevada abstenção eleitoral.
Disse.
Cidade da Horta, Sala das Sessões, 19 de Janeiro de 2017
O Deputado do PCP Açores
João Paulo Corvelo