A Direcção Regional do PCP reuniu-se na Horta, no passado sábado, tendo promovido uma conferência de imprensa para apresentar as conclusões da reunião. Na conferência de imprensa, Aníbal Pires valorizou o crescimento da CDU na região, e criticou a actuação do PS, que decidiu "proceder a grosseiras violações da lei eleitoral,
utilizando, nos últimos dias da campanha, meios de publicidade
comercial para a distribuição de material de apelo ao voto".
No panorama saído das eleições Europeias, a DORAA do PCP afirmou que é urgente uma ruptura com a política de direita praticada há mais de 33 anos pelo PS e pelo PSD, acompanhados ou não pelo CDS, só possível com o reforço da CDU.
Conferência de imprensa
1. Eleições para o Parlamento Europeu
A Direcção Regional do PCP Açores destaca o importante reforço eleitoral da CDU, tanto a nível nacional como regional, com um importante crescimento de votos nomeadamente nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial, que reconfirmam a CDU como uma importante e insubstituível força eleitoral na Região.
Num quadro de grandes dificuldades, com uma ostensiva linha de desvalorização da CDU e com a persistente deturpação da sua mensagem e silenciamento das suas propostas, a par da permanente e desmesurada promoção de outras candidaturas confirmaram ao longo da campanha a clara percepção que é na CDU que reside o voto que mais preocupa os partidos do bloco central, reconfirmando também que é o voto na CDU que mais pode pôr em causa, não apenas em palavras, mas pela acção e projecto alternativo, a política de direita e os interesses dos grandes grupos económicos e financeiros.
Salienta-se, como especialmente negativa, a actuação do Partido Socialista e dos seus candidatos na Região, que não hesitaram em proceder a grosseiras violações da lei eleitoral, utilizando, nos últimos dias da campanha, meios de publicidade comercial para a distribuição de material de apelo ao voto, o que motivou uma queixa do PCP Açores à Comissão Nacional de Eleições, de quem se espera uma rápida tomada de posição.
A Direcção Regional do PCP Açores salienta ainda o esforço empenhado de muitas centenas de activistas da CDU que, em todas as ilhas da Região, construíram uma campanha baseada no contacto e esclarecimento pessoal, no combate ao desânimo e ao desinteresse dos cidadãos. Nela, assumiu um papel destacado, pela entrega, generosidade e pela sua intervenção qualificada e mobilizadora, Carlos Ribeiro, candidato da CDU ao Parlamento Europeu, a quem a Direcção Regional do PCP Açores quer expressar público elogio.
O resultado político central destas eleições é indubitavelmente a expressiva condenação do eleitorado ao Partido Socialista e a erosão da sua base de apoio, fruto das políticas que tem desenvolvido nos governos nacionais e da Região. Por outro lado, a impressionante abstenção verificada nos Açores aconselha prudência e humildade democráticas na análise dos resultados e desaconselham as declarações triunfalistas imponderadas que não levam em conta o profundo mal-estar e desânimo que o eleitorado expressou desta forma.
A Direcção Regional do PCP Açores sublinha que o se impõe e o país reclama é uma clara ruptura com a política de direita que há mais de 33 anos PS e PSD promovem alternadamente, acompanhados ou não pelo CDS, só possível com o reforço da CDU.
2. Eleições para a Assembleia da República
A Direcção Regional do PCP Açores afirma que é de vital importância, nas próximas eleições legislativas nacionais, que os açorianos uma vez mais demonstrem o seu descontentamento com as políticas seguidas pelo Governo de José Sócrates e contribuam com o seu voto para a exigência de uma política alternativa, que só é possível com o reforço da CDU.
Em relação à lista de candidatos da CDU Açores, será anunciado publicamente, nos primeiros dias de Julho o nome do cabeça de lista, sendo os restantes candidatos apresentados numa iniciativa pública na cidade da Horta, no dia 16 de Julho próximo, que contará com a presença do Secretário Geral do PCP, Jerónimo de Sousa.
3. Eleições Autárquicas
A Direcção da Organização Regional do PCP Açores, abordando a questão das eleições para os órgãos das Autarquias Locais, recoloca a importância de quebrar com o rotativismo bipartidário que tem dominado a maior parte das autarquias do arquipélago. É necessário introduzir um factor de pluralismo e uma voz alternativa no Poder Local açoriano, o que só é possível dando mais força à CDU.
A CDU é o espaço onde participam em liberdade, milhares de activistas do PCP, dos Verdes e muitos outros independentes e que assume as causas da defesa do ambiente, do ordenamento, da justiça social e de auscultação e participação permanente das populações, dando corpo à consigna de Trabalho, Honestidade e Competência. O reforço da CDU nas autarquias locais significará um efectivo progresso em termos do desenvolvimento das localidades das nossas ilhas.
A Direcção da Organização Regional do PCP Açores assume como objectivos da CDU concorrer a mais autarquias e conseguir mais votos nas próximas eleições autárquicas. No desenvolvimento do trabalho de preparação deste importante acto eleitoral, os cabeças de lista da CDU às diversas autarquias do arquipélago serão anunciados durante os meses de Junho e Julho.