
Regressou há poucos dias ao nosso arquipélago o indómito velejador, Genuíno Madruga, depois de ter completado a sua segunda viagem de circum-navegação em solitário.
A relevância do seu feito, de alcance e importância mundial, abarca toda a região e cala fundo no coração de todos os açorianos. De facto, nas suas muitas andanças, o navegador levou muito longe o nome, a língua, a cultura e a bandeira dos Açores. A bordo do Hemingway seguia muito mais do que um homem determinado. Seguia também uma parte muito significativa da identidade açoriana.
Com mais esta viagem foi feita uma divulgação global dos Açores, da sua cultura e do seu povo. Mas, para além de dar a conhecer a nossa Região a diversos povos do mundo, Genuíno Madruga chegou até junto de muitos açorianos na diáspora, contribuindo para reforçar os laços ancestrais que os unem às ilhas que os viram nascer.
Genuíno Madruga é um Homem das ilhas, um Homem do Mar, um Homem do Mundo. Simples no trato como são os Homens. Determinado na vontade incessante de ir para lá do horizonte como são os ilhéus. De vontade conformada na ilha das pedras negras e no apelo do mar. O mesmo chamamento que fez de pacatos agricultores, bravos e indómitos baleeiros e navegadores.
Genuíno Madruga é herdeiro da tradição marítima que conferiu a Portugal uma dimensão Universal. Grandeza conferida pela língua e cultura de um pequeno povo que soube afirmar-se no Mundo. Esta herança constitui, ainda hoje, o maior activo português e os Açores aí estão, desta vez pela mão de Genuíno Madruga, a demonstrar a dimensão Universal de Portugal.
Esta forma de estar, em terra e no mar, que Genuíno Madruga adoptou para pautar a sua vida é um exemplo de determinação e de coragem que deve ser valorizado e promovido e ao qual nenhum açoriano fica indiferente, tal é grandeza e generosidade deste picaroto que se transformou num autêntico embaixador da açorianidade.
Este herdeiro da gesta dos navegadores portugueses transportou e difundiu pelas partidas do Mundo uma mensagem de esperança na construção de um Mundo melhor e mais solidário.
Tendo em conta o exposto e ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, a Representação Parlamentar do PCP, eleita pela CDU, propõe o seguinte Voto de Saudação:
A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores saúda o audaz velejador, Genuíno Madruga, e expressa-lhe público elogio, valorizando a importância do seu papel de divulgador mundial da cultura, património e identidade açorianas.
Sala das Sessões, 16 de Junho de 2009
O Deputado Regional do PCP