O Mandatário Regional e a Comissão Regional dos Açores da Candidatura de Edgar Silva dirigem-se hoje, através de vós, a todas as açorianas e a todos os açorianos, já na ponta final da Campanha Eleitoral, no sentido de sublinhar algumas das questões essenciais que estão em causa com esta eleição e no sentido de apresentar um balanço do trabalho regional por nós feito nesta Campanha.
É absolutamente claro que a Candidatura de Edgar Silva é uma candidatura totalmente ligada aos valores introduzidos na vida nacional com o 25 de Abril. É uma candidatura que defende a restauração da Soberania Nacional; que contribui para o aprofundamento da Democracia e para a defesa da Liberdade; que visa a defesa dos direitos dos Trabalhadores e do Povo; que promove a defesa e aplicação integral da Constituição da Republica; que defende a Autonomia Regional.
Apoiar a Candidatura de Edgar Silva é dar um contributo muito sério e muito sólido, sem oportunismos nem demagogias, para que na Presidência da Republica possa estar um Presidente que, ao contrário do que tem sucedido nos últimos 10 anos, aplique a Constituição, defenda os verdadeiros interesses nacionais, contribua, no âmbito das suas competências, para o aprofundamento da democracia e para a construção de um Portugal democrático, desenvolvido e com uma verdadeira justiça social.
É muito urgente que voltemos a ter um Presidente da Republica que queira defender Portugal e os Portugueses!
Apoiar a Candidatura de Edgar Silva é a maneira mais sólida e segura de combater a candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa, que representa a direita que, nos últimos 4 anos, empobreceu o País, concentrou o poder económico, desbaratou o património público, desprezou os trabalhadores, maltratou os pensionistas e idosos e fez regredir, de modo brutal, o País.
Senhoras e Senhores Jornalistas
Não queremos deixar de sublinhar que o Candidato a Presidente da Republica, Edgar Silva, é um ilhéu, natural, residente e politicamente actuante na Região Autónoma da Madeira, onde sempre se dedicou às mais justas e prementes causas sociais e onde há muito desenvolve, no âmbito do PCP, uma muito séria luta por transformações políticas e sociais. A defesa do Sistema Constitucional da Autonomia e a plena concretização das prorrogativas autonómicas, no quadro do integral e justo desenvolvimento do País, são áreas em que o Candidato Edgar Silva está apto, como nenhum outro. Este Arquipélago, que já deu ilustres Presidentes à Republica de que somos parte, não pode deixar de ter orgulho no facto de que, proveniente do outro Arquipélago Português, surja agora um Candidato a Presidente profundamente ligado aos valores de Abril é à defesa dos trabalhadores e do Povo!
Senhoras e Senhores Jornalistas
Apesar da instabilidade meteorológica que temos vivido na Região, temos feito um esforço, que é notório e que é notado, para desenvolver, no âmbito da Candidatura de Edgar Silva, uma campanha séria de esclarecimento dos eleitores.
Dentro desse esforço temos procurado transmitir a ideia de que, sendo essencial que todos votem e votem em consciência, é também decisivo que todos os que se querem opor ao regresso da política radical de direita que foi feita por Passos Coelho e Paulo Portas, devem votar para impedir que o candidato por eles apoiado, Marcelo Rebelo de Sousa, possa vir a ser eleito. Todos sabemos que a ultima expressão eleitoral conhecida do conjunto da direita anda pelos 38%, votação insuficiente para que o candidato da direita seja eleito, quer à 1ª volta, quer à 2ª volta. Assim sendo todos os votos que sejam, nos Açores e em todo o País, atribuídos a Edgar Silva, são votos que cumprem a dupla função de dar expressão verdadeira aos valores de Abril e de impedir a ascensão à Presidência de um vulto da direita portuguesa.
Temos, aqui nos Açores, feito uma campanha de esclarecimento intensa, com dezenas de acções, com relevo para os contactos com eleitores, os convívios e a divulgação de documentos.
Lamentamos o facto da generalidade dos meios regionais de comunicação social não ter, até agora, divulgado as acções de campanha feitas na Região, com excepção de algumas que tiveram a presença física do Candidato respectivo. Lamentamos esta situação, pois anteriormente nunca foi assim e fica-nos a dúvida se tal se deverá ao facto de serem poucas as candidaturas com campanha quotidiana nos Açores. Se assim for é lamentável!
Senhoras e Senhores Jornalistas
Agradecemos a vossa presença e estamos à vossa disposição para responder às questões que queiram colocar.
José Decq Mota
Mandatário Regional da Candidatura de Edgar Silva