A CDU exige respostas concretas aos problemas que temos vindo a levantar e que continuam sem resolução, nomeadamente em relação aos abastecimentos ao Corvo e ao escoamento de bens entre as Flores e o Corvo. Quanto à nomeação do Conselho de Administração da Unidade de Saúde do Corvo, foi encontrada uma solução que tem tudo menos os tão propagandeados rigor, transparência e racionalização das estruturas da administração pública regional.
Escoamento de produtos da Ilha das Flores para a ilha do Corvo
A CDU tem defendido desde sempre um plano para a dinamização do mercado interno, através do apoio ao aumento, diversificação e valorização da produção regional, bem como o reforço da comercialização de produtos e bens entre as ilhas, só possível criando uma rede integrada de transportes aéreos e marítimos. A operação de transportes marítimo de carga em toda a Região continua a não estar garantida, sobretudo no grupo Ocidental, tanto por responsabilidade do anterior Governo Regional do PS como do atual Governo Regional PDS, CDS, PPM, apoiado pelo CHEGA e pela Iniciativa Liberal, que não tomaram as necessárias medidas. Existe assim mercadoria que espera por ser transportada das Flores para o Corvo desde o mês de novembro, face à inércia e à apatia tanto do Governo Regional como dos deputados destas Ilhas, aparentemente despreocupados com os prejuízos causados aos empresários locais. A CDU exige que se tomem medidas efetivas e que seja encontrada uma solução eficaz e permanente para este problema. Abastecimentos ao Corvo
A CDU, na linha das posições que vem assumindo, manifesta a sua preocupação com a situação dos transportes marítimos para a Ilha do Corvo. Muda o Governo, mas os problemas continuam os mesmos, sem que se vislumbre uma solução que garanta o transporte regular de e para a Ilha. É urgente encontrar uma solução, através do aluguer ou da aquisição de uma embarcação. Só é possível combater o isolamento se existir uma política de transportes marítimos, aéreos públicos ao serviço dos Açorianos e da Região.
Unidade de Saúde da Ilha do Corvo
A CDU denuncia a incoerência e hipocrisia do Governo na solução encontrada para o novo Conselho de Administração da Unidade de Saúde da Ilha do Corvo. Ao contrário do que o deputado do PPM dizia antes das eleições, defendendo que a solução estava dentro da Unidade de Saúde, no quadro dos seus funcionários, o Governo PSD/CDS/PPM/Chega/IL nomeou um Conselho de Administração com dois elementos externos à Unidade de Saúde, alinhando em jogos politiqueiros, em ajustes de contas pessoais, esquecendo-se do tão apregoado princípio da competência e do mérito. Os mesmos que defendem a racionalização das estruturas do Estado e a redução dos seus custos, aumentaram em 25% o pessoal afeto à Unidade de Saúde, e em mais de cinco mil euros por mês os custos com o pessoal de direção. A CDU defende que existe soluções no quadro de pessoal existente na USI.
Por sua parte, a CDU continuará a lutar de forma intransigente pelas ilhas das Flores e do Corvo e pelo crescimento harmonioso das 9 ilhas.