Quando se fala dos problemas relacionados com o Faial e com a nossa vida coletiva, a questão das estradas é uma preocupação constante de quem cá vive. Sem negar alguns pequenos avanços que tem sido dado nesta área, a verdade é que o panorama geral é bastante preocupante.
A comissão CDU da ilha do Faial congratula-se pela empreitada a decorrer ao redor do Monte Queimado. Lembramos que a urgência desta intervenção foi levantada por diversas vezes pelo PCP com elementos que exigiam uma ação urgente para remediar o perigo daquela via para todos os faialenses e a visitantes.
A urgência justificou a realização desta obra, mas infelizmente há muitas outras que não seguem a mesma estratégia. O Faial possui mais de 200 kms de vias de circulação, entre estradas regionais, municipais e caminhos agrícolas, sendo que mais de 70% delas são asfaltadas, constituindo uma vasta rede de serviço às populações e às actividades económicas.
No entanto, verifica-se que a grande maioria delas está num avançado estado de degradação, em especial em relação ao estado dos pavimentos, com evidentes incómodos e prejuízos nas viaturas, bem como colocando sérios perigos para a segurança de quem tem de circular por elas.
Um exemplo claro, e que este Inverno veio mostrar de uma forma muito clara, é o troço da Rua do Algar (Feteira),como podem corroborar os elementos gráficos que seguem anexos a este texto.
É certo que os custos de manutenção desta rede são elevados, mas não é admissível que se deixe degradar o património público nem que, por inércia, se anulem os investimentos que têm vindo a ser feitos, ao longo dos anos, na rede viária desta ilha pela Região e pelo Município.
Há que definir prioridades de intervenção e calendarizar o esforço de recuperação da rede viária do Faial. Pensamos que é necessário repensar, em estreita articulação entre os órgãos locais e regionais, as prioridades para a nossa Ilha. É claro para nós que é essencial a a colaboração e cooperação entre o Governo Regional e a Câmara Municipal da Horta, não esquecendo o acompanhamento essencial respetivas juntas de freguesia (JF), na reabilitação das vias que estão sob sua responsabilidade.
Acrescentamos ainda que, para a Comissão CDU Faial, o encargo da recuperação das estradas nunca poderá ser responsabilidade única das JF, pois estas têm cada vez mais competências e deveres, ma também cada vez menos orçamento para executar o que é necessário.
A CDU Faial colocou como objetivo de ação para este início de ano de 2021 a realização de reuniões com todas as juntas de freguesia do Faial. Dessas reuniões temos conseguido elencar as prioridades que os responsáveis definem para casa freguesia, no que respeita à reabilitação das estradas.
Iremos entregar à CMH um requerimento, pelo deputado Municipal da CDU, José Decq Mota, solicitando o ponto de situação nesta matéria, no que respeita aos traçados de responsabilidade municipal.
26 de fevereiro de 2021
Gabinete de Imprensa CDU Açores