CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Geral
  4. CDU exige que terrenos da SINAGA beneficiem população

Temas

07 outubro 2021

CDU exige que terrenos da SINAGA beneficiem população

  • Imprimir
  • Email
Twitter

Sinaga 2É tempo de defender a nossa memória e história, da qual a SINAGA faz parte. É tempo de exigir o direito público aos espaços que devem ser de todos, e não de interesses privados. É possível destinar os terrenos da SINAGA para usufruto das populações, nomeadamente para habitação acessível, um museu sobre a SINAGA, espaços de lazer e serviços essenciais à população.

Dois factos graves levantam preocupações sobre as intenções do Governo Regional para os terrenos da SINAGA: a retirada das máquinas e equipamentos da fábrica, às escondidas da população e sem qualquer explicação; a declaração da intenção de vender os terrenos para “rendimento”, ou seja, para aumentar os lucros privados com os bens públicos e à custa das contas públicas. Trata-se de um duplo prejuízo: para a defesa das finanças e do património público; e para o interesse da população, que se vê afastada de mais espaços que lhes deviam ser destinados.

 

Para a CDU, as explicações apresentadas na Assembleia Regional em nada descansam, pois tentam apenas esconder os planos para os terrenos da SINAGA. Revelaram apenas que o governo e os deputados que o suportam mantém ou agravaram as políticas do PS: vender barato espaços de elevado valor, se necessário dividindo os terrenos, prejudicando mais uma vez o erário público e o desenvolvimento social da ilha – em particular, da cidade de Ponta Delgada. São particularmente graves as afirmações proferidas por alguns deputados, minimizando o valor e a importância daqueles terrenos. Ao contrário do que afirmam, estes são espaços que alimentam a especulação imobiliária, algo que a CDU recusa, porque esta apenas serve os lucros privados à custa do interesse e das condições de vida da população.

Para a CDU, o que se exige é a manutenção dos terrenos na posse pública, devendo estes ser destinados ao bem-estar da população, nomeadamente com um museu sobre a SINAGA, espaços de lazer, habitação acessível e serviços essenciais à população. De toda esta situação, só se pode supor que o Governo Regional pretende apagar da memória dos micaelenses esta indústria e afastar mais uma vez

os cidadãos de espaços que são seus por direito. Devemos ter presente que a SINAGA tem terrenos na cidade de Ponta Delgada, na cidade de Lagoa e na vila de Capelas, estando para venda. A CDU exige que a população e as juntas de freguesia sejam ouvidas sobre os destinos a dar a estes espaços, não podendo as duas câmaras municipais ignorar o valor e a importância destes.

06 de Outubro de 2021

Gabinete de Imprensa CDU Açores

Tags: São Miguel, PCP, CDU, PCP-PEV, SINAGA
  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

CDU avança em Ponta Delgada! 09 julho 2025
Os "benefícios" do processo de privatização da SATA já se refletem nos Açores… 09 julho 2025
CDU solidária com os taxistas da ilha do Pico 02 julho 2025
Açores em risco: PCP alerta para o rumo desastroso das políticas em curso 24 junho 2025
PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU