A CDU realizou, no dia 8 de setembro, a entrega da lista dos seus candidatos pelo círculo eleitoral da ilha de Santa Maria às eleições para a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores que se realizam no próximo dia 25 de outubro. Para além da primeira candidata, Dulce Correia, acompanhada por alguns outros candidatos e apoiantes, também marcou presença o mandatário Marco Coelho.
Pretendendo representar amplos sectores da sociedade, a lista da CDU candidata à Ilha de Santa Maria é encabeçada por Dulce Correia, professora, de 44 anos, sendo acompanhada por Osvaldo Travassos, de 43 anos, técnico de Telecomunicações Aeronáuticas, e Vítor Ciríaco, de 46 anos, professor, para além de outros candidatos.
Marco Coelho, numa breve comunicação à imprensa, sublinhou a importância de explicar a todos os eleitores que o objetivo destas eleições não é a eleição de um presidente do Governo Regional, como ainda se tenta fazer crer, mas sim a eleição dos deputados que, no parlamento açoriano, deverão representar os interesses e os anseios de cada ilha. Por isso esta entrega foi um passo particularmente importante, pois torna possível que os marienses encontrem, nos seus boletins de voto, a possibilidade de darem voz a uma força política como a CDU, que não só conhece bem os problemas e as necessidades da ilha de Santa Maria, como tem propostas e soluções concretas para eles.
Como já afirmado por Marco Varela, coordenador regional do PCP/Açores, o grande projeto coletivo que é a CDU Açores é assumido por listas de candidatos que, com frontalidade e enorme determinação, lutam “de peito aberto, sem medos e sem esperarem recompensas pessoais, para fazer da sua ilha e da nossa Região lugares onde a dignidade humana e a justiça social sejam direitos garantidos”.
Em Santa Maria, como em qualquer outra ilha dos Açores, a CDU esforça-se por provocar uma mudança através da afirmação de direitos. A mudança, em outubro, é possível, assim o queiram todas as açorianas e açorianos. O reforço eleitoral da CDU e da sua capacidade de intervenção parlamentar é uma das questões centrais que estão colocadas aos açorianos nestas eleições regionais, para que esta mudança se concretize.