CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Regionais 2020
  4. CDU Açores aponta que existem problemas na Graciosa que se arrastam e continuam sem resposta, ano após ano

Temas

10 outubro 2020

CDU Açores aponta que existem problemas na Graciosa que se arrastam e continuam sem resposta, ano após ano

  • Imprimir
  • Email
Twitter

Porto da BarraO coordenador Regional do PCP, Marco Varela e a primeira candidata pelo círculo eleitoral da Graciosa contataram diretamente os graciosenses e as organizações locais, escutaram as suas preocupações e aprofundaram o conhecimento dos problemas da Graciosa, com vista a levar a voz dos graciosenses à agenda política regional.

O coordenador do PCP lamenta encontrar problemas que se arrastam e continuam sem resposta por parte do Governo Regional, ano após ano, e diversas obras e infraestruturas essenciais ao desenvolvimento da ilha sempre adiadas, embora prometidas repetidamente à população da ilha, como o caso das obras de beneficiação da gare de passageiros da Graciosa ou a reabilitação de toda a zona do porto Afonso.

Outro dos alertas dados pela população é relativo ao desemprego jovem. A impossibilidade de fixação dos jovens na ilha continua a ser o problema mais grave da Graciosa. Esta é uma realidade que os muitos programas e medidas do Governo Regional não têm conseguido alterar. Pelo contrário, em resultado também de políticas nacionais, a situação agrava-se de dia para dia, e verifica-se na nossa Região um fenómeno de crescente concentração da população nas ilhas de maior dimensão, com enorme prejuízo para outras mais pequenas, como a Graciosa.

Continuam a existir problemas estruturais no setor dos transportes, que vão para lá do custo das passagens aéreas, e que se ligam à própria organização do serviço público prestado pela SATA. No entanto, dificuldades sentidas pelos graciosenses relacionadas

com o horário dos voos poderiam ser facilmente ultrapassadas se existir vontade política por parte do Governo Regional.

A primeira candidata ao Circulo Eleitoral da Graciosa referiu ainda que “a situação social da ilha continua a agravar-se, agora também por via dos múltiplos programas ocupacionais que servem sobretudo para esconder a dimensão real do desemprego e contribuem para que não haja criação de emprego real, mantendo muitos graciosenses numa situação de precariedade permanente, sem direitos, sem estabilidade laboral, com salários baixíssimos e sem qualquer perspetiva de emprego no futuro. Os pouco empregos disponíveis no sector público são quase sempre atribuídos à clientela política”

Porto AfonsoTermas do Carapacho

 

Tags: Graciosa
  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU