Senhoras e Senhores Jornalistas, este encontro com a comunicação social, tem como principal objectivo, fazer a apresentação pública dos primeiros candidatos da nossa Coligação, no concelho de Angra do Heroísmo; o António Inocêncio, à Câmara Municipal e a Maria Gouveia à Assembleia Municipal, aos quais desejamos um bom trabalho e êxito nesta batalha, que em conjunto vamos travar. Candidatos que, estamos certos, vão contar com o apoio de muitos mais homens e mulheres do concelho da Angra do Heroísmo, que com o seu apoio e o seu voto, vão reforçar a CDU, o seu projecto alternativo e elevar a CDU para novos e mais elevados níveis de responsabilidade e intervenção, na gestão e definição da política municipal angrense.
Esta candidatura à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo assume-se como voz indispensável na defesa dos interesses das populações, para dar corpo a causas e aspirações locais, assegurar uma presença crítica, exigente e construtiva para garantir uma gestão transparente e eficaz da autarquia angrense.
É esta contribuição que a CDU se propõe confirmar e prosseguir no próximo mandato nas autarquias locais. Assumindo a participação como um factor essencial de uma gestão democrática, assegurando o envolvimento efectivo das pessoas na definição das principais opções da política autárquica. Há quem tenha ideias, a CDU tem projecto. Prestando atenção aos trabalhadores das autarquias, defendendo os seus direitos, valorizando o seu trabalho e as condições de segurança em que exercem as suas funções.
Reforçar a CDU é contribuir para defender e dignificar o poder local democrático. É dar voz e poder de intervenção aos angrenses. Termos eleitos nos órgãos municipais é termos mais força, mais meios e mais instrumentos para reforçar o trabalho da CDU no concelho, em favor das pessoas.
«Trabalho, Honestidade e Competência», é esta a expressão associada à Coligação Democrática Unitária, traduzindo-se num percurso de intervenção que é justamente reconhecido na acção dos seus eleitos. Um percurso que cria novas exigências e acrescidas responsabilidades para continuar a corresponder a este património de trabalho.
De certo, nestas eleições vamos ouvir as outras forças políticas a apelarem ao voto útil, dizendo que o voto na CDU é um voto desperdiçado. Dizendo que a CDU não vai “ganhar”. Mas temos que esclarecer. Os actos eleitorais não são uma prova desportiva nem um jogo. Em democracia e nos actos eleitorais não há vencedores nem perdedores, há debate de ideias, de opções políticas, há sim candidatos que poderão ser ou não mandatados pelos eleitores em função daquilo que são as suas convicções políticas e de organização da sociedade.
Para a CDU, a vida não irá começar hoje em Angra do Heroísmo, apenas, porque se apresentou os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, nem terminará no dia a seguir às eleições. Entendemos as eleições como um acto nobre da vida democrática, mas não um fim em si mesmo, nem reduzimos a intervenção dos cidadãos unicamente ao voto. Por isso na CDU, tal como intervimos no passado, vamos agir hoje na procura de um futuro melhor para nós e para as gerações futuras.
A campanha da CDU vive do empenho de cada um de nós. Por isso mesmo, vamos insistir, e vamos fazer uma campanha de contato direto, pessoa a pessoa, casa a casa, rua a rua. Vamos esclarecer e informar e mostrar que podem sempre contar connosco. Vamos pedir confiança no nosso trabalho, porque no próximo mandato, a CDU assume o compromisso de continuar disponível para ouvir os cidadãos do concelho, e criar condições para que possam expor as suas preocupações, reivindicações e propostas.
A CDU é um espaço de democracia, onde cabem todos os que aspiram e exigem uma real mudança de políticas, todos os que se identificam com a causa pública e se colocam ao serviço dos interesses dos trabalhadores, das populações e do povo.
Somos claramente uma força com uma intervenção distintiva na representação dos interesses populares, um percurso de incansável defesa dos direitos dos trabalhadores e do povo, uma voz e acção permanentes contra todas as tentativas de retirar direitos, empobrecer as pessoas, negar os investimentos necessários ao desenvolvimento.
Uma força que não se resigna face às injustiças e às desigualdades, que afirma com confiança que é possível uma política diferente.
Uma força que, como nenhuma outra, assume a defesa do Poder Local Democrático. Um Poder Local amplamente participado e plural, dotado de uma efectiva autonomia administrativa e financeira, e expressão de um efectivo poder das populações.
Por isso, com segurança, dizemos: vamos para estas eleições com a confiança e a convicção de que é possível dar um significativo impulso no reforço eleitoral da CDU e afirmá-la como uma força indispensável e necessária para a defesa dos mais genuínos interesses das populações e, ao mesmo tempo, com mais CDU, acrescentar força à luta e à razão de todos os que aspiram a uma vida melhor!
Angra do Heroísmo, 17 de agosto de 2021
1º Candidato à CM Angra do Heroismo, António Inocêncio, 65 anos, Dirigente Sindical, PCP
1ª Candidata à AM Angra do Heroismo, Maria Gouveia, 51 anos, Auxiliar da Ação Médica, PCP