CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. XI Congresso da ORA do PCP
  4. Maria Gouveia - Terceira (XI Congresso)

Temas

13 maio 2022

Maria Gouveia - Terceira (XI Congresso)

  • Imprimir
  • Email
Twitter

20

Saúdo todos os delegados e convidados do XI Congresso da Organização Regional dos Açores do PCP.

Camaradas,

Nos últimos anos a organização do Partido tem sido confrontada com uma sucessão de acontecimentos políticos e sociais que tiveram um impacto significativo e desfavorável para o desenvolvimento do nosso trabalho. Quer a nível Regional quer ao nível da organização de ilha.

Ao nível Regional a perda da representação parlamentar a Assembleia Regional e os constrangimentos causados pelo surgimento pandemia, foram fatores que condicionaram o trabalho do Partido.

Devemos sublinhar, no entanto, que neste quadro particularmente difícil, não fugimos às nossas responsabilidades e procurámos responder da melhor forma aos desafios que nos foram colocados, mantendo os princípios e coerência ideológica que caraterizam este Partido.

Queremos realçar o desempenho e esforço de colaboração dos quadros do Partido nas difíceis batalhas eleitorais que realizamos para as eleições Regionais, para as Eleições Autárquicas e para as eleições da Assembleia da República. Na verdade, os resultados eleitorais não têm correspondido aos nossos objetivos, mas mantemos sempre a vontade e disponibilidade para a Luta e para a intervenção politica. Corrigindo o que esteve mal mas conseguirmos melhores resultados no futuro.

Camaradas,

Avaliando o desempenho da organização da Terceira nos últimos anos, o balanço efetuado diz-nos que não conseguimos cumprir todos os objetivos e metas definidos. Em parte, devido às contrariedades já apontadas, mas também muito pelas debilidades da própria organização.

Só com o reforço do Partido podemos ter uma intervenção que responda aos graves problemas sociais que atingem uma grande percentagem da população terceirense, acompanhando os trabalhadores e a população, apresentando soluções para o problema do desemprego e do trabalho precário, dos baixos salário e pensões, para o súbito aumento do custo de vida, para os problemas da habitação, dos transportes e de outros que resultaram das más medidas politicas praticadas pelos governos do PS e, agora, agravadas pelo exercício do atual governo do PSD/PP/PPM, com o apoio de forças de extrema-direita.

Para melhor intervir, precisamos de melhorar o trabalho de direção, estabelecendo um regular funcionamento dos organismos de ilha (secretariado, comissão de ilha, comissão concelhia da Praia da Vitória e a célula do Matadouro da Terceira).

Necessitamos de reativar o contato regular com todos os militantes e precisamos de reforçar o nível de participação dos quadros e militantes nas ações e tarefas definidas, descentralizando e atribuindo tarefas a todos os quadros do Partido

Vamos reativar os contatos nas freguesias, com os militantes e amigos que colaboram nas listas da CDU, mobilizando-os e motivando-os para a intervenção nos problemas concretos da sua freguesia ou localidade.

A Divulgação da informação do Partido tem um papel fundamental para os esclarecimentos dos nossos militantes, dos trabalhadores e da população em geral. Neste sentido, temos de ampliar a rede de contatos para a difusão da informação do Partido e promover ações distribuição de propaganda, no contato com as populações e junto dos trabalhadores nas empresas e locais de trabalho.

Garantir o reforço financeiro do Partido é uma das tarefas mais exigentes do nosso trabalho. Persiste ainda muita incompensação quanto á necessidade do pagamento da cota do militante e para a participação nas campanhas e ações de angariação de fundos. Temos em curso a campanha de contato com todos os militantes para regularização e aumento da sua cota, na qual devemos envolver mais camarada nesta tarefa.

Camaradas,

No final deste ano realiza-se a Assembleia da Organização da ilha Terceira. A sua realização constituirá um momento importante na vida da organização e irá, com certeza possibilitar uma maior mobilização dos militantes para a ação e para a luta que travamos todos os dias.

Viva ao XI Congresso da Organização Regional dos Açores do PCP

Viva ao Partido Comunista Português.

Tags: Terceira, PCP
  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU