CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Posições Políticas
  4. Graciosa
  5. PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa

Temas

10 março 2025

PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa

  • Imprimir
  • Email
Twitter

graciosavisita 1

O coordenador do PCP/Açores, Marco Varela, deslocou-se à ilha Graciosa nos dias 6 e 7 de março para aprofundar o conhecimento dos problemas locais e das expectativas da população, também ouvindo algumas das suas instituições. Na Graciosa, como em todo o arquipélago, é preciso transformar as injustiças em força para lutar e superar as dificuldades que afetam a maioria da população, agravadas pela escalada brutal do custo de vida. Por isso o objetivo da visita foi também o de apresentar um conjunto de propostas do PCP para enfrentar estimular o desenvolvimento da ilha e dinamizar a economia local e regional.

Marco Varela reuniu-se com a Associação de Pescadores da Graciosa e manteve diversos encontros informais com micro e pequenos empresários, comerciantes, trabalhadores e habitantes das localidades de Santa Cruz, Praia, Guadalupe e Luz.

Da reunião com a Associação de Pescadores da Graciosa, salientam-se algumas questões prioritárias: a necessidade de clarificar os apoios da União Europeia no âmbito da criação de áreas protegidas; a atribuição de cotas de goraz com base regional, para que, como já foi possível no passado, se possa reforçar a cota eventualmente esgotada numa ou noutra ilha aproveitando assim na totalidade as capturas permitidas; a manutenção do porto, incluindo flutuantes e plataformas, cuja calendarização necessita de ser esclarecida; o reforço do espaço disponível na SATA para o escoamento do pescado; e a melhoria dos transportes marítimos e aéreos, fundamentais para a mobilidade da população e o desenvolvimento económico.

Nos muitos contactos realizados nestes dois dias, e assim como acontece nas demais ilhas, também na Graciosa se verificou o agravamento das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores, produtores e população em geral, e em particular três grandes preocupações:

- O aumento insustentável do custo de vida e dos fatores de produção, que afeta dramaticamente a população. Exemplo disso é a botija de gás de 13 kg, cujo preço aumentou mais de seis euros em apenas dois meses.

- Os baixos salários e as pensões de miséria, com um número crescente de trabalhadores empobrecendo apesar de estarem empregados. A Região caminha a passos largos para uma situação insustentável.

- A constante perda de população da ilha, sem medidas concretas para travar esse êxodo.

No entanto, a situação da Região e da ilha Graciosa não é inevitável. Existe alternativa a esta política que sufoca o desenvolvimento regional. O PCP tem propostas concretas para responder às necessidades dos açorianos e impulsionar o progresso da ilha Graciosa. Estas incluem a valorização do setor produtivo, a melhoria dos transportes aéreos e marítimos, o acesso universal a serviços públicos, a concretização do direito à saúde e o aumento dos salários e das reformas.

A crise não atinge a todos por igual. Enquanto a maioria aperta o cinto, uma pequena minoria continua a enriquecer, com lucros astronómicos para os grandes grupos econômicos e financeiros, tanto nos Açores quanto no restante do país. É tempo de romper com esta política e lutar por uma vida melhor.

Secretariado da DORAA do PCP

Tags: Graciosa, PCP
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU