CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Posições Políticas
  4. Graciosa
  5. PCP ausculta a população da Graciosa

Temas

09 julho 2019

PCP ausculta a população da Graciosa

  • Imprimir
  • Email
Twitter

IMG 20190509 175332

Nos passados dias 3 e 4 o Coordenador Regional do PCP Marco Varela visitou a ilha Graciosa, tendo contactado com os militantes do PCP, ativistas da CDU e população em geral.

Das questões levantadas que continuam a criar sérios constrangimentos ao desenvolvimento económico e social da Graciosa, destacam-se os problemas relacionados com a mobilidade da população. Os transportes continuam a ser um grande fator de isolamento e de estrangulamento da economia da ilha.

Nos transportes aéreos os preços praticados são elevados, e os horários dos voos e os lugares disponíveis são um fator inibidor de um maior afluxo de turismo, sobretudo na época alta, perdendo-se assim um excelente complemento para a economia local. Ao nível dos transportes marítimos, a Graciosa continua isolada e sem uma ligação regular de transporte de passageiros com as restantes ilhas do grupo central. A CDU defende que a Graciosa seja incluída na ligação marítima do grupo central durante o ano todo. Consideramos que a solução para a ligação marítima passa pela utilização de um barco com capacidade para o transporte de passageiros e mercadorias.

Os setores da Agricultura e das pescas são a base fundamental da economia graciosense. No setor agrícola, os produtores de leite defrontam-se com os baixos valores pagos pela indústria que beneficia duma situação de monopólio, e com a falta de um mecanismo de regulação do mercado do leite que valorize o produto e garanta melhores preços ao produtor.

No setor das Pescas continua-se a constatar uma diminuição da atividade devido à redução das quotas e a diminuição das espécies pela intervenção de frotas exteriores de maior dimensão que delapidam os nossos mares. É notória a ausência de uma política de pescas para os Açores que garanta maior proteção à zona económica e promova mais investimento na frota açoriana, tanto ao nível técnico, como ao nível da formação dos nossos pescadores.

IMG 20190703 163750

A construção do novo edifício da adega cooperativa, empreendimento que se justificava há vários anos, veio criar melhores condições para a produção vitivinícola e de outros produtos emblemáticos da ilha como a meloa e do alho.

A qualidade do vinho, angelica e aguardente, obriga a que seja feita uma aposta séria na recuperação das vinhas abandonadas, utilizando os apoios existentes para este setor.

A CDU considera que a obra de proteção e reabilitação costeira da Barra, em Santa Cruz, depois de concluída será uma mais-valia para as atividades náuticas de recreio com potencialidade para o turismo ligado a este setor. Contudo é fundamental a reabilitação de todo o património histórico existente nesta área, nomeadamente o que se refere à caça à baleia, ao Forte e à Poça das Salemas.

A CDU assume o compromisso de defender nas instâncias próprias os interesses da população graciosense. Para nós o desenvolvimento económico dos Açores só se concretiza se este for promovido por igual em todas as parcelas do arquipélago.

Tags: Graciosa, Política Regional;
  • Seguinte

Mais recentes

Balanço da visita do Coordenador Regional do PCP à ilha de São Miguel 17 março 2023
Agitam-se as águas de um mar que nunca foi calmo! 14 março 2023
Intervenção do Coordenador Regional do PCP Açores no XI Congresso Regional do PCP Madeira 27 fevereiro 2023
O PCP realizou uma ação de contacto e esclarecimento no concelho da Lajes do Pico 31 janeiro 2023
Conclusões da reunião da DORAA do PCP de 21 de Janeiro de 2023 25 janeiro 2023

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU