Aníbal Pires, Deputado do PCP Açores na Assembleia Legislativa Regional, questionou hoje o Governo sobre as intenções da SATA em cortar o voo que se realiza às quartas-feiras de manhã, deixando a ilha com apenas um voo nesse dia.
Esta ligação é especialmente importante pois permite que os marienses se desloquem a São Miguel e regressem no mesmo dia, bem como permite fazer ligações com voos da SATA Internacional.
Leia aqui o requerimento apresentado
Para o PCP Açores, este corte, a concretizar-se irá agravar ainda mais o isolamento e a sazonalidade naquela ilha, contrariando o que deve ser a procura de caminhos para a coesão e o desenvolvimento harmonioso de todas as ilhas.
O serviço público de transportes aéreos tem de ser encarado como uma alavanca do desenvolvimento e não apenas como um negócio lucrativo. As decisões da gestão da SATA têm de medir as consequências sociais e económicas da redução da oferta de transportes aéreos.
O PCP Açores quer que o Governo reveja esta decisão da transportadora aérea em função das consequências negativas que acarreta para a ilha de Santa Maria e para o seu desenvolvimento.