A Comissão de Ilha da CDU de Santa Maria lamenta e manifesta a sua indignação pelo encerramento do bar/restaurante da Aerogare do Aeroporto de Santa Maria.
Sendo sabido que já há algum tempo estavam a decorrer negociações, entre a empresa exploradora dos espaços e os representantes da ANA/Vinci, no sentido de ser encontrado um preço acessível que permitisse à empresa que explorava os espaços continuar a servir os seus clientes, foi com surpresa que tivemos conhecimento que a ANA/Vinci não baixou os preços, como previsto, tendo encontrado uma estratégia para os manter, tornando incomportável a manutenção dos serviços de bar/restaurante por parte da empresa do Senhor Arruda.Igualmente sabe-se que outras empresas que se propunham assumir este serviço desistiram ao terem conhecimento do exorbitante valor total do aluguer.
Há muito que a CDU preconiza que a ANA olhe para o Aeroporto de Santa Maria com olhos diferentes dos que usa para o Aeroporto de Lisboa e restantes aeroportos e alertámos, aquando do encerramento da estação dos Correios, que este seria o primeiro passo para que outros espaços comerciais encerrassem, pois a circulação de pessoas fora das horas de chegada/partida de avião iria diminuir e portanto prejudicar os outros fornecedores de serviços e comerciantes. Infelizmente este vaticínio concretizou-se e a loja da TMN/MEO já mudou para instalações em Vila do Porto, o balcão do BCA/BANIF já encerrou, a Tabacaria do Aeroporto mudar-se-á neste final do mês, também, para Vila do Porto e já se ouve falar no encerramento da “Loja Franca”. A Aerogare do Aeroporto de Santa Maria em breve estará deserta. Será uma aerogare fantasma nas horas “mortas”.
A privatização da ANA e a sua compra pela Vinci veio confirmar e agravar a atitude com que o Aeroporto de santa Maria vem sendo olhado nos últimos anos em benefício do mais movimentado aeroporto dos Açores, o de Ponta Delgada, que, esse sim, merece toda a atenção e desenvolvimento numa atitude de supremacia e domínio intencionais.
Não entendemos esta política de “terra queimada” da ANA em relação ao Aeroporto de Santa Maria;
Não entendemos como será preferível não baixar os preços e não ter qualquer retorno económico, mantendo preços impraticáveis para a débil economia da Ilha de Santa Maria, ao invés de baixando os preços ter os espaços ocupados e algum retorno financeiro. Que política é esta? Que podemos esperar da ANA/VINCI para Santa Maria? Teremos de temer o pior, que será este aeroporto baixar de categoria como se fala em surdina?
A Aerogare do Aeroporto de Santa Maria tem todas as condições para ser um mini-centro comercial. A única condição que lhe falta é a vontade da ANA/Vinci em praticar preços compatíveis com as possibilidades reais dos nossos comerciantes e dinamizar o espaço.
Santa Maria merece muito melhor do que o olhar sobranceiro de quem manda nos Aeroportos dos Açores em nome da ANA/Vinci e não consegue alterar a filosofia com que assuntos fundamentais para a nossa débil economia são, por si, tratados.
A CDU apresenta o seu veemente protesto em relação a esta situação em nome de todos os marienses e não deixará de lutar pela devida valorização do aeroporto de Santa Maria.
Pela Comissão de Ilha da CDU