
Depois de uma avaria da grua, que trouxe graves dificuldades à varagem e saída de embarcações e que só recentemente foi solucionada, é agora a avaria de pelo menos dois dos quatro projectores existentes que deixa o porto do Topo virtualmente às escuras, colocando sérias dificuldades aos pescadores e utentes do porto e podendo até pôr em risco a sua segurança. Continuando os habitantes da Vila da Topo à espera que se iniciem as obras de ampliação e beneficiação do seu porto, prometidas e reprometidas há tantos anos, não há justificação para que não seja assegurado o mínimo em termos de conservação da infraestrutura e dos seus equipamentos.
O porto do Topo é indispensável para o desenvolvimento desta Freguesia e da própria ilha de São Jorge, podendo ser essencial para a dinamização das actividades económicas, da pesca e do turismo, contribuindo para a geração de riqueza e criação de emprego, bem como para minorar o isolamento a que esta zona da ilha de São Jorge está, infelizmente, sujeita.
A sua beneficiação e ampliação, pela qual o PCP se tem batido firmemente, tendo apresentado por diversas vezes propostas nesse sentido, é um passo essencial para o desenvolvimento local, mas também para melhorar a interligação entre as ilhas do Grupo Central. Essa obra, que se espera que possa iniciar-se brevemente e decorrer de forma célere, não pode ser justificação para comprometer a operacionalidade do porto no presente.
O PCP pretende saber o que justifica a demora e para quando se prevê a reparação da iluminação do porto, bem como o ponto de situação e prazos previstos para o de melhoria das condições de operacionalidade e segurança do porto do Topo.
PCP Açores – Gabinete de Imprensa
22 de Março de 2015