A saúde é um direito inalienável e fundamental, não pode ser entendida pelas políticas públicas como uma despesa!
A saúde nos Açores “rebenta pelas costuras”, quem sofre são os Açorianos!
A CDU- São Miguel não aceita que se “brinque” com a saúde dos açorianos, não aceita que, sendo uma necessidade básica, o Governo Regional subfinancie o Serviço Regional de Saúde, levando a situações de ruptura nos serviços, inadmissíveis porquanto põem em risco a vida dos cidadãos.
Este episódio, como outros que se têm vindo a suceder, releva a responsabilidade do Governo Regional, que não pode “sacudir a água do capote”. Os serviços de saúde vivem permanentemente numa situação de penúria, com falta de meios materiais e humanos, em resultado do subfinanciamento do sistema, que é por demais conhecido e denunciado. Enquanto se desperdiçam imensos meios numa superestrutura de muito pouco e duvidosa eficácia, como é a empresa Saudaçor.
Acresce que os compromissos de pagamento a fornecedores são sucessivamente traídos, colocando em risco a sobrevivência destas empresas, na sua grande maioria de pequena dimensão, colocando também em causa muitos postos de trabalho.
A CDU – São Miguel reitera e exige medidas concretas para o equilíbrio financeiro, maior capacidade e eficácia de resposta às necessidades dos utentes do Serviço Regional de Saúde e apela à população para que reclame e exija o cumprimento dos seus direitos, neste caso o direito à saúde.
A Coordenadora da CDU-São Miguel
Ponta Delgada, 15 de Janeiro de 2013