A organização da Lagoa do PCP e o Deputado do PCP na Assembleia Regional dos Açores, Aníbal Pires, organizaram e realizaram um conjunto de visitas e reuniões no Concelho da Lagoa. Desta forma, entre os dias 19 e 22 de Novembro, o deputado e elementos da organização contactaram com a população lagoense e com algumas das instituições do Concelho, para aprofundar o conhecimento concreto dos problemas existentes e contribuir para a sua solução.
Grande importância tiveram as visitas realizadas (e em particular as que tiveram como objetivo o Bairro de São Pedro, conhecido como Bairro dos Pescadores, na freguesia do Rosário, o Regato da Refuga, o Cabo da Vila, a orla marítima e o Bairro da Longueira, na freguesia de Santa Cruz), onde se procedeu ao levantamento de situações a precisar de uma rápida intervenção. É o caso, por exemplo, das profundas cavidades que se encontram ao longo do leito do Regato da Refuga, que é urgente dotar de proteção, ao fim de evitar graves acidentes, ou da existência de um esgoto a céu aberto que ainda escorre pela ribeira na zona do Cabo da Vila, bem como da falta de uma creche e de equipamentos para a infância na freguesia de Santa Cruz. Verificou-se ainda a existência de algumas casas devolutas e degradadas que facilmente se podem tornar lugares de reunião para atividades ilícitas de vário género. No Cabouco emergiu a necessidade de melhorar o acesso que, junto da zona dos Portões Vermelhos, liga a zona industrial da Chã do Rego d'Água à cidade da Ribeira Grande, tendo sido igualmente verificada a utilidade que teria, especialmente para os mais idosos, a abertura de um loja RIAC naquela freguesia. Estes e outros assuntos foram abordados aquando das reuniões tidas com a Esquadra da PSP de Lagoa, com as Juntas de Freguesia de Santa Cruz e do Cabouco, bem como com o Sr. Presidente da Câmara da Lagoa. Para além de assinalar os problemas que lhes foram comunicados pela população, no decorrer das várias reuniões o PCP procurou naturalmente aprofundar o seu conhecimento dos projetos, dos anseios e das dificuldades de atuação das diversas instituições e dos órgãos do poder local democrático, cujo trabalho considera ser da maior importância e utilidade, especialmente num quadro como o atual, marcado por políticas nacionais que muito contribuíram para o extremo agravamento das condições de vida de grandes grupos de pessoas.
Como resposta política a alguns dos problemas que foram identificados durante esta visita, a Representação Parlamentar do PCP vai propor para o Concelho da Lagoa, em sede do Plano e Orçamento regionais para 2015, o seguinte:
- Apoio à construção de uma Creche e Jardim de Infância na freguesia de Santa Cruz;
- Construção de um novo edifício para o Posto de Saúde de Água de Pau;
- Melhoria da acessibilidade entre o Parque Industrial da Chã do Rego de Água e a via rápida Lagoa-Ribeira Grande;
- Requalificação, ampliação, proteção e ordenamento do Porto dos Carneiros.
O PCP continuará a acompanhar e intervir política e institucionalmente com o objetivo de contribuir para a melhoria das condições de vida dos lagoenses e para o desenvolvimento do Concelho da Lagoa.
Lagoa, 22 de Novembro de 2014