CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Posições Políticas
  4. São Miguel
  5. É preciso assegurar os direitos dos rendeiros nas Sete Cidades

Temas

25 novembro 2014

É preciso assegurar os direitos dos rendeiros nas Sete Cidades

  • Imprimir
  • Email
Twitter

setecidadesA situação de centenas de famílias, cerca de 350, das freguesias das Sete Cidades, Mosteiros e Santo António, que vivem dos rendimentos do trabalho na terra e que habitam sobre terrenos de um único proprietário, a família Caetano de Andrade de Albuquerque, é a de serem agora confrontadas com a tentativa unilateral de aumento das suas rendas para valores inaceitáveis ou incomportáveis sob a ameaça de poderem ser expulsas do seu meio essencial de subsistência e de vida, a terra, e do tecto-habitação por si construído.

O PCP reafirma a legitimidade soberana de quem faz a terra produzir e das comunidades que aí residem há gerações, uma legitimidade que não pode ser posta em causa já que quem sempre utilizou a terra na sua função social e económica, os rendeiros, que assumem direitos fundamentais adquiridos que não podem ser postos em causa por proprietários ausentes que, depois de décadas e décadas de desinteresse e abandono pelas suas propriedades.

Estes proprietários procuram agora ilegitimamente extorquir dos rendeiros rendas mais avultadas, sem se preocuparem que essa sua intenção coloca em causa os meios de sobrevivência e a sua habitação. Ninguém, através do direito de propriedade, deve poder assumir e praticar, a seu bel-prazer, o direito adicional de dispor da vida dos outros. Não podemos deixar que voltemos ao passado.

Trata-se de uma questão de interesse público e importância regional que não pode ser vista apenas na ótica das relações privadas e no plano jurídico. É uma questão de grande relevância politica. O Governo Regional não se pode, por isso, alhear desta importante questão e deve assumir a defesa do interesse público que, no caso vertente é coincidente com os interesses dos rendeiros e das populações.

A Comissão de Ilha de São Miguel do PCP apela aos rendeiros e às populações destas três freguesias para que se unam, se organizem e lutem pelos seus direitos, para que resistam ao aumento das rendas e às rescisões de contratos, por todos os meios ao seu alcance e exijam dos seus representantes as medidas necessárias, incluindo jurídicas e de alteração de lei que protejam os mais fracos e as injustiças de que são alvo, incluindo a possibilidade de expropriação por utilidade pública.

 

A Comissão de Ilha de São Miguel do PCP, 23 de Novembro de 2014

  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

Um Plano e Orçamento que não responde ao que é essencial para os açorianos e conta com o apoio de Chega e passividade de PS 04 dezembro 2025
Privatização da Azores Airlines e do handling: Um erro que custa milhões aos Açorianos 25 novembro 2025
PCP Açores denuncia agravamento das desigualdades e apela à mobilização dos trabalhadores 17 novembro 2025
Propostas de alteração ao Orçamento de Estado para 2026 com especial interesse para os Açores 13 novembro 2025
Privatização da Azores Airlines: um negócio cada vez mais obscuro que ameaça os Açores 11 novembro 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU