O PCP considera lamentável que os primeiros momentos que presidem ao funcionamento da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo assumam forma de”escaramuças” partidárias numa mera disputa de poder. Logo após a tomada de posse, na primeira reunião de Câmara é incompreensível que PS; PSD e CDS-PP se tenham envolvido cegamente com a nomeação dos cargos de administração para as empresas municipais e Serviços Municipalizados.
Isto significa que as principais preocupações dos vereadores eleitos para a Câmara não são as políticas e as medidas concretas que devem ser tomadas para resolver os problemas do concelho e dos cidadãos de acordo com as propostas e programas apresentados ao eleitorado mas sim quais as pessoas dos seus partidos que querem a ocupar os cargos de administração. Não há qualquer preocupação na definição de critérios sérios e rigorosos quanto à capacidade e competência de quem vai ocupar os cargos.
O que está em causa e em primeiro lugar, para estes senhores, é o preenchimento dos lugares na administração local de acordo com outros interesses que não os do Município.
O PCP considera que esta situação, e a possibilidade de um cenário da realização de novas eleições, promovido por estes partidos, em jeito de chantagem, revela um profundo desrespeito pelos cidadãos e pelo normal exercício do Poder Local Democrático.
O PCP chama novamente a atenção para o facto de as empresas municipais criadas, constituírem um meio para algumas forças políticas satisfazerem as suas clientelas.
Angra do Heroísmo, 11 de Novembro de 2009
O PCP/Terceira