O PCP Açores expressa às vítimas dos efeitos das más condições climatéricas sentidas por todo o arquipélago, mas com especial intensidade na ilha Terceira, a sua solidariedade e preocupação, congratulando-se com a ausência de danos pessoais, mas lamentando profundamente as perdas sofridas por tantas famílias que se viram despojados dos seus haveres e património.
O PCP Açores acompanhará de perto a situação, no sentido de contribuir para a celeridade e eficácia no apoio às vítimas, bem como das indispensáveis operações de limpeza e reposição da normalidade. O PCP Açores utilizará todos os meios institucionais ao seu alcance para obter do Governo Regional o urgente lançamento das acções necessárias para o apoio à compensação pelas suas perdas, bem como para a rápida solução das situações das famílias que viram as suas habitações serem danificadas ou destruídas.
Importa também lançar, neste momento, uma palavra de estímulo e apreço aos homens e mulheres que operam no terreno: Protecção Civil, Bombeiros, Polícia de Segurança Pública, Forças Armadas e Militarizadas e outras, para tentar apoiar os sinistrados e minimizar as suas dificuldades nestes momentos dramáticos.
Uma vez mais as intempéries assolaram os Açores provocando avultados prejuízos materiais. As catástrofes naturais, de origem tectónica e meteorológica, que ciclicamente devastam a Região constituem-se como mais um custo a acrescer aos demais custos do viver insular e que o Estado ao qual pertencemos não pode, de todo, ignorar quando pensa e decide sobre Finanças Regionais para as Regiões Autónomas.
15 de Dezembro de 2009
O Coordenador Regional do PCP Açores