No passado dia 21 esteve de visita à ilha Terceira a deputada do PCP no Parlamento Europeu e primeira Candidata da lista da CDU às eleições do PE do próximo dia 7 de Junho, Ilda Figueiredo, acompanhada pelo Prof. Dr. Carlos Ribeiro da Universidade dos Açores, candidato dos Açores na mesma lista.
Na deslocação, visitaram as unidades de produção da FURTERCOOP e da Cooperativa Vitivinícola da freguesia dos Biscoitos, estiveram na Feira Agrícola, evento que se realiza todos os Domingos de manhã no espaço da Feira Açores na vinha Brava. Foram efectuados ainda contactos com a população Terceirense nas cidades de Praia da Vitória e Angra do Heroísmo.
No Sábado à Noite, Ilda Figueiredo e Carlos Ribeiro, participaram no jantar de convívio promovido pela estrutura local do Partido, comemorativo dos 88 anos do PCP. O evento decorreu em Angra do Heroísmo, com a participação de cerca de 40 militantes e simpatizantes do PCP e da CDU.
Na visita efectuada a FRUTERCOOP, Ilda Figueiredo e dirigentes locais do PCP foram recebidos pela Administração da Cooperativa, que mostraram as instalações da unidade e colocaram as principais dificuldades da cooperativa.
Para a Administração da FRUTERCOOP as principais dificuldades que se colocam à sua actividade estão relacionadas com os altos custos dos transportes para a colocação dos seus produtos no mercado europeu, e com deficiências nos horários dos transportes que originam prejuízos na actividade da cooperativa. Constatou-se que as instalações actuais não servem para o funcionamento e desenvolvimento das actividades hortícolas e florícolas desta Unidade. A este respeito, ficou o compromisso da eurodeputada apresentar com a máxima rapidez, no Parlamento Europeu, questões relacionadas com os apoios ao transporte daqueles produtos, nomeadamente em relação à cooperativa em questão.
Na visita que foi feita à Cooperativa Vitivinícola dos Biscoitos, os seus responsáveis colocaram as suas dificuldades com a divulgação da qualidade dos seus produtos nos mercados, nomeadamente a falta de apoios oficiais para a promoção dos vinhos de excelente qualidade que são produzidos por esta cooperativa.
No contacto efectuado com os agricultores na feira agrícola, as principais queixas destes prendem-se com a falta de instalações condignas para a apresentação e comercialização dos seus produtos.
A Deputada do PCP nos contactos que efectuou comprometeu-se com a apresentação de requerimentos à Comissão Europeia para que sejam obtidas respostas aos problemas que foram levantados.