CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Posições Políticas
  4. Parlamento Europeu
  5. São Jorge e Pico, duas ilhas que as políticas europeias não favorecem

Temas

23 maio 2024

São Jorge e Pico, duas ilhas que as políticas europeias não favorecem

  • Imprimir
  • Email
Twitter

sãojorgepico 1

Na visita às ilhas de São Jorge e do Pico, decorrida nos dias de 21 e 22, a candidatada CDU ao Parlamento Europeu residente nos Açores, Catia Benedetti, teve a oportunidade de conversar com numerosos habitantes, e em particular comerciantes e pequenos empresários. Por um lado, procurou-se ouvir as principais preocupações sentidas pelas pessoas, mas também demonstrar como às dificuldades concretas que se avolumam em diversas áreas não são alheias as diretrizes políticas emanadas pela União Europeia (às quais, é certo, tanto o governo regional como o da República aderem, em geral, sem se preocupar grandemente com os interesses reais da população.

Em dois setores – a agricultura e os transportes - tais política se revelam particularmente negativas.

No primeiro caso, porque como é claro já há muito tempo, o direito à produção da pequena e média agricultura (e, com ela, da indústria transformadora) vem sendo crescentemente cerceado. À liberalização dos mercados – que, contrariamente ao que foi tantas vezes prometido, só veio trazer o esmagamento dos preços e dos rendimentos, com o consequente encerramento de inumeráveis unidades produtivas -, as políticas monetária juntaram taxas de juros proibitivas.

Relativamente aos transportes, que afetam transversalmente os diversos setores económicos (e não só estes, mas a própria vivência diária das pessoas), verifica-se uma pressão abnorme para impor sucessivas privatizações, ao mesmo tempo que se impede aos decisores políticos de cada região ou país de praticar quaisquer ações em favor de companhias públicas. Assim, nos Açores, nem o malograr-se do primeiro concurso demoveu o governo regional da intenção de privatizar a Azores Airlines: e estas intenções têm sempre, como justificação, “as regras de Bruxelas”.  Ora, se no primeiro caderno de encargos as garantias apenas cobriam 30 meses, ninguém sabe o que um novo caderno de encargos trará: mas, se for o mercado a mandar, é desde já evidente que ilhas como as do Triângulo dificilmente serão beneficiadas. Mais uma incerteza vem pesar no horizonte dos açorianos.

Estas e outra questões relativas às políticas europeias foram discutidas: o que também resultou evidente é um desencanto enorme, e um crescente sentimento de distância entre a realidade vivida e a propaganda oficial. No entanto, foi sublinhado como o imobilismo e a falta de posicionamento não só não resolvem os problemas, mas até os agravam, deixando que o espaço de decisão seja ocupado por partidos que mal chegam ao parlamento abdicam dos interesses do seu pais (ou região) juntando-se à agenda das suas respetivas famílias política. O voto na CDU exprime um diferente entendimento, e neste sentido foi reforçado apelo à participação esclarecida no ato eleitoral eu se avizinha.

Tags: Parlamento Europeu, CDU, PCP-PEV
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU