O primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas de 2019, António Salgado Almeida, visitou a ilha do Faial no âmbito da apresentação do documento programático para a Região. Esta iniciativa contou também com a presença dos candidatos da CDU residentes na ilha do Faial, Paula Decq Mota e Alvarina Céu, e ainda de Marco Varela, Coordenador Regional do PCP/Açores. Os candidatos e outros ativistas da CDU percorreram as freguesias da ilha do Faial, contactando diretamente com os faialenses e dando a conhecer as propostas da CDU para estas eleições. Foram muitos os assuntos debatidos e as preocupações das pessoas foram ouvidas atentamente.
Em declarações à comunicação social no final da visita o 1º candidato, António Salgado Almeida, reforçou algumas ideias importantes e que correspondem também às questões colocadas ao longo da visita.
As acessibilidades: “para a CDU Açores é fundamental fortalecer todo o triângulo, no que respeita às acessibilidades. Consideramos que é necessário investir nos três aeroportos e o Governo da República é decisivo para que isso aconteça. Consideramos, portanto, fundamental e urgente a obra de ampliação da pista do Aeroporto da Horta.
O Serviço Regional de Saúde: O SRS, tal como o Serviço Nacional de Saúde (SNS), necessita urgentemente de um forte investimento em equipamentos e recursos humanos. Se o SNS tem problemas e deficiências, o SRS tem-nos a dobrar. Neste sentido, tal como o Governo da República vai financiar o novo hospital do Funchal, tem obrigação de contribuir para fortalecer o Serviço Regional de Saúde, dotando-o de meios técnicos e humanos que deem resposta às populações das 9 ilhas.
Na CDU somos todos primeiros, somos todos candidatos. Estamos nesta lista como poderiam estar muitos outros açorianos e açorianas que lutam pela justiça social. Assumimos esta condição com a disponibilidade e a determinação de quem luta por ideais, de quem luta e vive por um Mundo melhor e mais justo. Não procuramos o poder pelo poder, o protagonismo, o carreirismo político ou arranjos de vida. Ao elegerem um deputado da CDU, terão um deputado que saberá levar à Assembleia da República os problemas e as aspirações da Região. Entre as muitas outras questões a levantar no Parlamento, há duas que a CDU considera fundamentais: Foi com a ação dos deputados da CDU que foram possíveis os avanços nos direitos e rendimentos! Em 6 de outubro, é possível continuar esse caminho, com o reforço da CDU. Em 6 de outubro, o que fará a diferença na defesa dos Açores será o reforço da CDU. Seja essa a vontade dos açorianos e os Açores terão um deputado competente como nunca tiveram!