O primeiro candidato da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores para as eleições Legislativas de 2019, António Salgado Almeida, visitou a ilha do Pico no âmbito da apresentação do documento programático para a Região.
Esta iniciativa contou também com a presença do candidato da CDU residente da ilha do Pico, Ernesto Rodrigues e de Marco Varela, Coordenador Regional do PCP/Açores.
Na CDU somos todos primeiros, somos todos candidatos. Estamos nesta lista como poderiam estar muitos outros açorianos e açorianas que lutam pela justiça social.
Assumimos esta condição com a disponibilidade e a determinação de quem luta por ideais, de quem luta e vive por um Mundo melhor e mais justo. Não procuramos o poder pelo poder, o protagonismo, o carreirismo político ou arranjos de vida.
Ao elegerem um deputado da CDU, terão um deputado que saberá levar à Assembleia da República os problemas e as aspirações da Região. Entre as muitas outras questões a levantar no Parlamento, há duas que a CDU considera fundamentais:
TRANSPORTES E MOBILIDADE – A CDU bater-se-á para que a SATA e a ATLANTICOLINE permaneçam no domínio público, mas adotando soluções competentes, adequadas e estáveis para os problemas da mobilidade da Região – para as quais será necessário o apoio do Governo da República.
Neste contexto, propomos a revisão do modelo do subsídio de mobilidade, cabendo aos residentes pagar apenas um valor fixo, por viagem, que não ultrapasse o custo máximo das deslocações no território continental.
É fundamental facilitar e promover a mobilidade inter-ilhas, garantindo de forma especial o direito à mobilidade das ilhas mais pequenas.
O SERVIÇO REGIONAL DE SAÚDE – O SRS, tal como o Serviço Nacional de Saúde (SNS), necessita urgentemente de um forte investimento em equipamentos e recursos humanos. Se o SNS tem problemas e deficiências, o SRS tem-nos a dobrar.
Necessitamos de uma rede hospitalar integrada, bem equipada e com serviços que deem resposta a tempo e horas às necessidades das populações. Para isso, é fundamental a dotação dos respetivos serviços com o número necessário de profissionais, a atração de médicos qualificados em determinadas áreas médicas e o investimento em serviços,
dotando-os de condições para uma rápida evolução nas suas competências.
Foi com a ação dos deputados da CDU que foram possíveis os avanços nos direitos e rendimentos! Em 6 de outubro, é possível continuar esse caminho, com o reforço da CDU. Em 6 de outubro, o que fará a diferença na defesa dos Açores será o reforço da CDU. Seja essa a vontade dos açorianos e os Açores terão um deputado competente como nunca tiveram!