Para a CDU Faial é fundamental e estratégico que este pólo de investigação marinha na cidade da Horta, prossiga o seu trabalho, apetrechado de todos os meios técnicos e humanos. Nunca seria aceitável que se seguisse um caminho que tivesse como consequência ou visasse a desvalorização do prestigiado e reconhecido pólo de investigação marinha da Universidade dos Açores da cidade da Horta.
Perante o que se conhece, é necessário existir um esclarecimento claro sobre qual o futuro da investigação no pólo da Horta e na Região, saber se estão assegurados todos os meios técnicos e salvaguardados os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores neste suposto período de transição entre o anunciado encerramento do IMAR e a activação de um Centro de Investigação da Universidade dos Açores designado por Okeanos.
O Centro de Investigação da Universidade dos Açores designado por Okeanos e o Governo Regional, estão em condições de assegurar que vão existir todas as garantias e meios necessários para que o pólo da Horta desenvolva o seu trabalho? Vão ser criadas as condições para se acabar com a precariedade laboral neste sector?
Perante estes factos, incertezas e necessidades urge saber que posições o Governo Regional dos Açores vai tomar, no sentido de contribuir para o regular, útil e indispensável funcionamento do pólo de investigação marinha da Horta.
Para a CDU Faial é necessário e urgente que todas estas perguntas sejam esclarecidas, e que sejam tomadas todas as medidas necessárias para ultrapassar, quer os constrangimentos existentes, quer as práticas de inexistência de diálogo que surgem no meio de um processo que está a ser muito pouco claro.