A cidade da Horta foi uma das cidades portuguesas a assinalar, na passada sexta-feira, com uma manifestação a greve climática global, que decorreu na semana passada em mais de 170 países por todo o mundo.
A CDU Açores também marcou presença na referida manifestação, sob o lema “o capitalismo não é verde”.
A CDU Açores congratula-se com a disponibilidade dos jovens e dos cidadãos em geral para agir perante problemas concretos de degradação da natureza, matéria para a qual os partidos que compõem a CDU – PCP e Partido Ecologista «Os Verdes» alertam há quase quatro décadas.
A CDU Açores considera que é justa a preocupação que se vem revelando por parte de tantos jovens perante o modo de produção capitalista que esgota os recursos naturais, na procura incessante do lucro. Torna-se, por isso, também essencial situar o tema, questionar e sensibilizar para a necessidade de reversão das politicas ambientais totalmente irresponsáveis, feitas à escala global e que estão a degradar a vida, a exaurir os recursos, a impor um consumismo excessivo, a permitir e incentivar modos de produção destruidores, a poluir os mares, a destruir a vida animal em muitos pontos da Terra, tudo isto feito apenas e só em nome do lucro e da acumulação, conseguidos num quadro de desenfreada exploração.
No mesmo dia, na sessão da Assembleia Municipal da Horta, e por proposta do deputado municipal da CDU, José Decq Mota, foi aprovado por unanimidade um voto de saudação a todos os que, à escala global, desenvolvem importantes ações de sensibilização em especial a todos aqueles que, na cidade da Horta, se associaram às acções no âmbito da greve climática global.