CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Ambiente e Mar
  4. PCP/Açores exige um esclarecimento cabal sobre o Projeto de Requalificação do Miradouro da Lagoa do Fogo

Ambiente e Mar

08 janeiro 2020

PCP/Açores exige um esclarecimento cabal sobre o Projeto de Requalificação do Miradouro da Lagoa do Fogo

  • Imprimir
  • Email
Twitter

IMG 2567No dia 23 de Novembro de 2019 o Governo Regional, através da Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo, apresentou um projeto que visa uma suposta requalificação do Miradouro da Lagoa do Fogo, sito na Ilha de São Miguel.

Tal projeto foi alvo de várias contestações por parte de diversas pessoas e organizações locais e regionais ligadas à questão do Ambiente. Para além de o GR só ter pedido o parecer destas apenas dois dias antes da apresentação oficial do projeto em questão, há aspetos que suscitam algumas preocupações.  Não foi por exemplo acautelada  a utilização exclusiva de materiais endógenos que se impõe nesta área, nem foram aparentemente estudadas as necessárias medidas de controlo do número de visitantes num local tão sensível como este.  

O PCP, através da sua Representação Parlamentar na Assembleia Regional, apresentou hoje um requerimento no qual são levantadas algumas destas questões, pedindo um cabal esclarecimento por parte do Executivo Regional, bem como o projeto e o estudo de impacto ambiental realizados.

REQUERIMENTO

No passado dia 23 de novembro o Governo Regional apresentou, através da Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo, um projeto que visa uma suposta requalificação do Miradouro da Lagoa do Fogo, na Ilha de São Miguel.

Esta requalificação, naquele que é um dos pontos turísticos mais procurados desta ilha, prevê um controlo mais restrito no que toca à presença de visitantes, ao acesso destes às cumeeiras e ao trilho, bem como medidas para remediar à situação calamitosa da passagem e estacionamento de viaturas.

Com base na análise do anteprojeto apresentado, surgem uma série de dúvidas que se prendem, sobretudo, com o impacto ambiental de um projeto desta dimensão numa reserva natural e sobre o modo como atuou o Governo Regional relativamente à sua divulgação e à recolha de pareceres junto de entidades locais e regionais viradas para a questão da preservação do ambiente.

Assim, a Representação Parlamentar do PCP, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, solicita com urgência ao Governo Regional as seguintes informações:

1. Qual o motivo que levou a que o parecer às entidades locais e regionais ligadas à área do Ambiente fosse pedido só dois dias antes da apresentação oficial deste projeto?

2. Está o projeto acessível para consulta pública?

3. De que modo será salvaguardada a identidade deste local, tendo em conta que está prevista uma escavação para a construção de um túnel e a construção de um miradouro com recurso a materiais não endógenos?

4. Que medidas tem em vista o Governo Regional para gerir de forma ambientalmente sustentável o contínuo aumento de visitantes neste local, muito possivelmente potenciada se este projeto avançar, especialmente no que diz respeito à descida à lagoa, transportes e estacionamento?

5. A RPPCP pede que o Governo Regional envie o projecto e o estudo de impacto ambiental realizados para esta empreitada.

 

Santa Cruz das Flores, 7 de janeiro de 2020

O Deputado do PCP

 

Tags: Parlamento Regional, São Miguel, PCP, Política Regional;, Ambiente
  • Seguinte

Mais recentes

Verão, sol, turismo, lucros das grandes empresas a crescer e trabalhadores a perder! 17 agosto 2022
A submissão às agendas pessoais deixa o Corvo a funcionar a meio tempo! 11 agosto 2022
O reforço do Serviço Regional de Saúde é a garantia ao direito à saúde de todos os açorianos 11 agosto 2022
PCP Açores reuniu com o Núcleo Empresarial de São Jorge da CCAH e com a Associação de Jovens Agricultores de São Jorge 29 julho 2022
Do discurso à prática. O mau exemplo do Governo Regional do PSD, CDS-PP e PPM 26 julho 2022

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU