A Juventude Comunista Portuguesa (JCP) em contacto com os estudantes da INETESE, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, vem denunciar os problemas por estes sentidos neste estabelecimento de ensino.
Fruto do contacto direto, na escola, com os estudantes trabalhadores, na maioria jovens, (ao todo cerca de 200) foram constatados os seguintes problemas:
-
As salas de aula são como caves, não possuem janelas e a ventilação é feita através de ar condicionado, com problemas frequentes na saúde dos alunos que já têm recorrido ao hospital;
-
Não há um cantina que dê para todos os jovens fazerem as suas refeições. Muitos são mesmo obrigados a comer na rua quando está bom tempo, caso contrário têm que percorrer longas distâncias de maneira a fazerem as suas refeições em condições;
Outra situação inadmissível é a existência de apenas duas casas de banho para os cerca de 200 estudantes (feminino e masculino).
-
A partir deste ano, todos alunos terão que fazer estágios obrigatórios e apenas apoiados com estes inadmissíveis apoios (normalmente pagos com atraso). Apoios para os transportes ou para a alimentação, como é exemplo o subsidio de alimentação de apenas 4 euros diários.
A JCP está solidária e apela à luta dos estudantes/trabalhadores para combater estes graves problemas que sentem todos os dias e defende um ensino profissional público, que dê formação de qualidade e abra saídas profissionais e emprego efectivo e com direitos.
A JCP através da Representação Parlamentar do PCP irá intervir, sobre a esta grave situação, em sede da Assembleia Legislativa Regional dos Açores com um requerimento ao Governo Regional.
A JCP nos Açores, tal como no país, irá levar a realidade, os problemas e a luta da juventude ao 11º Congresso da JCP nos proximos 1 e 2 de Abril sob o lema «CONQUISTAR O PRESENTE, CONSTRUIR O FUTURO, É PELA LUTA QUE LÁ VAMOS»
23 de Fevereiro de 2017