O Deputado do PCP eleito pela ilha das Flores, João Paulo Corvelo, apresentou hoje um Requerimento questionando o Governo Regional sobre a reparação e recuperação do órgão de tubos da Igreja Matriz de Santa Cruz das Flores, que se encontra avariado há longos anos, sofrendo uma degradação progressiva.
Este órgão, construído em 1903 por Manuel de Serpa da Silva, é o único exemplar deste instrumento em todo o Grupo Ocidental, e faz parte do Inventário dos Órgãos Históricos dos Açores, possuindo um inegável valor histórico e patrimonial.
Considerando a existência de um regime de apoio à recuperação do património móvel dos Açores, que dá particular importância aos órgãos históricos e uma vez que foi criada uma Comissão Regional para os Órgãos Históricos dos Açores, à qual compete avaliar e definir prioridades de intervenção, atendendo ao actual estado de conservação dos instrumentos e ao seu valor intrínseco, importa saber que medidas estão ponderadas, e qual o grau da sua prioridade, com vista à reparação e recuperação do órgão de tubos da Igreja Matriz de Santa Cruz das Flores.
A reabilitação desta importante peça do património histórico florentino corresponde não só a um antigo anseio da ilha das Flores e do Grupo Ocidental do nosso Arquipélago, mas também uma medida importante para a valorização do património histórico e cultural da Região Autónoma dos Açores. Assim, o PCP quer saber para quando se prevê a reparação e recuperação do órgão de tubos da Igreja Matriz de Santa Cruz das Flores e qual a duração e custo estimado dessa obra.
REQUERIMENTO
O órgão de tubos da Igreja Matriz de Santa Cruz das Flores encontra-se avariado há longos anos, sofrendo uma degradação progressiva.
Este órgão, construído em 1903 por Manuel de Serpa da Silva, o único exemplar deste instrumento em todo o Grupo Ocidental, tem um inegável valor histórico e patrimonial, que foi reconhecido através da sua inclusão no Inventário dos Órgãos Históricos dos Açores.
Este instrumento, está colocado no coro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz das Flores, um edifício classificado, também de elevado interesse histórico e patrimonial.
Considerando que o Decreto Regulamentar Regional 23/2015/A, de 29 de Outubro, atribui especial importância aos órgãos históricos dos Açores, de cujo inventário este instrumento faz parte e que foi criada a Comissão Regional para os Órgãos Históricos dos Açores, à qual compete avaliar e definir prioridades de intervenção, atendendo ao actual estado de conservação dos instrumentos e ao seu valor intrínseco, importa saber que medidas estão ponderadas, e qual o grau da sua prioridade, com vista à reparação e recuperação do órgão de tubos da Igreja Matriz de Santa Cruz das Flores.
A reabilitação desta importante peça do património histórico florentino corresponde não só a um antigo anseio da ilha das Flores e do Grupo Ocidental do nosso Arquipélago, mas também uma medida importante para a valorização do património histórico e cultural da Região Autónoma dos Açores.
Assim, a Representação Parlamentar do PCP, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, solicita ao Governo Regional as seguintes informações urgentes :
Quando prevê o Governo Regional proceder à reparação e recuperação do órgão de tubos da Igreja Matriz de Santa Cruz das Flores?
Qual é o custo e a duração prevista para essa obra?
11 de Abril de 2017
O Deputado do PCP Açores
João Paulo Corvelo