CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Saúde
  4. Falta de rumo, de estratégia e planificação: é assim que estamos em relação à Saúde!

Saúde

08 julho 2024

Falta de rumo, de estratégia e planificação: é assim que estamos em relação à Saúde!

  • Imprimir
  • Email
Twitter

saúde

A situação que se vive na área da Saúde, tanto no SNS como no Serviço Regional de Saúde, agrava-se de dia para dia. O PCP Açores tem vindo repetidamente a denunciar a falta de resposta aos utentes. A falta de rumo, estratégia e planificação, e o desinvestimento no SRS, fazem com que os açorianos tenham o acesso cada vez mais dificultado aos cuidados médicos de que precisam, devido ao aumento das listas de espera para consultas de especialidade e cirurgias, bem como à falta de médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes operacionais. É impossível esconder a desvalorização destes profissionais, tanto em matéria salarial, quanto em termos de estabilidade do posto de trabalho e de incentivos à sua fixação.

O incêndio que devastou o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, deixou o Arquipélago numa situação extremamente difícil, de enorme incerteza sobre o projeto de reconstrução, os custos e o tempo estimado. Enquanto ninguém sabe ao certo o que esperar relativamente à reposição da normalidade na prestação dos cuidados de saúde aos açorianos, coloca-se um conjunto de perguntas que não podem deixar de ser feitas.

Por que motivo é que não se investe no SRS? Por que motivos não se investe no reforço dos incentivos à fixação de médicos e enfermeiros na Região? Por que motivos não se contratam mais técnicos de diagnóstico, assistentes administrativos e assistentes operacionais? Por que motivo se mantém a precariedade com contratos e falsos recibos verdes? Por que motivo não existe a manutenção dos edifícios e equipamentos que prestam serviços aos utentes?

Tendo em conta o investimento feito pelo Governo Regional na construção do Hospital privado da Lagoa, quando este foi vendido à CUF não existiram contrapartidas que permitissem o reforço do SRS?

São estas as perguntas às quais o Governo Regional não responde, não querendo enfrentar os problemas que põem em causa o direito à saúde dos açorianos.

O PCP volta a afirmar a necessidade de um sério investimento na Saúde, assegurando salários dignos, vínculos permanentes e justos direitos laborais, equipamentos e infraestruturas com manutenção regular e novos equipamentos: só assim será possível que os açorianos tenham médico de família, consultas de especialidade ou exames de diagnóstico.

Continua-se a fazer de conta que tudo está bem, que não se passa nada. Mas, na realidade, e como todos sabemos, a situação não deixa espaço para ilusões.

A responsabilidade é da atual política de direita que subfinancia o SRS e deixa os utentes sem resposta. Estas são as escolhas de PSD, CDS-PP e PPM que governam a Região, mas também as do CHEGA, da IL, do PAN e do PS, que de diversas maneiras lhe permitem continuar a fazê-lo.

Todos diziam que perante o incêndio do HDES era necessário tomar medidas, mas o que se confirma é que as soluções encontradas são insuficientes e não reforçam nem defendem o Serviço Regional de Saúde. Só a intervenção organizada e a luta dos trabalhadores e das populações poderão travar o descalabro presente e as consequências dramáticas que o abandono do SRS poderá ter no futuro.

DORAA

5/07/2024

Tags: PCP, Saúde
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU