• IMG 6478 1Nos contactos que a CDU mantém com a população do Pico, a questão da saúde nunca deixa de ser referida. Tanto o PS como PSD já fizeram muitas promessas (Centro de Saúde das Lajes do Pico, Centro de Saúde de São Roque do Pico, segunda viatura de suporte imediato de vida), mas não as mantiveram.

    A CDU afirma que os serviços de saúde de proximidade têm de ser protegidos e valorizados, pois são essenciais para assegurar a saúde das comunidades e contribuem para a fixação de população nas zonas mais periféricas, sendo uma necessidade ainda mais premente quando se constata o envelhecimento da população.

  • covid19Para o PCP, o caminho passa por testar em massa e por acelerar o processo de vacinação. Para o Governo Regional de direita e apoiado pela extrema-direita, a solução passa por medidas que não têm em conta a nossa realidade, tentando ainda acusar outros das falhas que só são suas!

  • corvo 2 1

    A CDU reafirma que o Plano e Orçamento da Região para 2021 continuam uma política fundamentalmente errada, que agrava os problemas dos açorianos. Embora tenha havido uma mudança das forças políticas do Governo Regional, Plano e Orçamento continuam a não dar respostas aos grandes problemas da nossa Região, que têm tendência a agravar-se.

  • covid19 1Entre os dias 5 e 8 de abril, o PCP realizou por todo o país uma ação de esclarecimento sobre a proposta que apresenta hoje, dia 8 de abril, na Assembleia da República, e que visa garantir a rápida vacinação a todos os Portugueses.

    Nos Açores esta ação decorreu em diversas ilhas com a distribuição e divulgação da proposta apresentada na AR.

     

  • covid19

    No passado dia 8 de março, foi inaugurado o primeiro hospital privado nos Açores, com um custo total de cerca de 40 milhões de euros, em grande parte provenientes de fundos públicos. A população dos Açores volta assim a ser prejudicada.

  • res

    Nota de imprensa

    A CDU exige um claro e inequívoco esclarecimento por parte do Governo Regional do PSD, CDS, PPM sobre a construção de incineração de resíduos em São Miguel.

  • enfermaria

    Nota de imprensa

    O PCP Açores tem acompanhado as decisões e medidas tomadas pelo Governo Regional dos Açores no âmbito da pandemia provocada pelo SARS-CoV2.

  • Vila do CorvoSaA situação criada na unidade de saúde da ilha do Corvo há vários meses pelo anterior Governo Regional, negligenciada agora no programa do XIII Governo Regional do PSD, CDS e PPM, apoiados pela extrema-direita, é elucidativa de como algumas promessas dos programas eleitorais não passam disso mesmo, de simples promessas. 

  • IMG 5606 1

    Nota de imprensa

    A CDU foi a primeira força política a denunciar a insustentabilidade do atual edifício em que se encontra o Centro de Saúde das Velas, que tem sofrido diversas intervenções ao longo dos anos assente numa suposta renovação e melhoramento das instalações existentes, que reafirmamos ser não ser solução para os problemas na área da Saúde dos Velenses e para a ilha de São Jorge. A questão passa, fundamentalmente, pela vontade política, posto isto, é urgente que, face aos resultados das eleições de 25 de Outubro e à solução governativa encontrada, a população do concelho e da ilha seja esclarecida, sem subterfúgios, de qual é a posição dos seus deputados eleitos e respetivos partidos, para que não passa de mais um tema, meramente, eleitoral.

  • covid19

  • 1280px Flag of the Portuguese Communist Party.svg

     

  • bandeira pcpc

     

  • thumbnail ci horta

    Todos os açorianos assistiram à mudança de Secretário Regional da Saúde. Esta “renovação” foi anunciada como uma melhoria, mas todos sabemos que isso não é verdade. Rodam as cadeiras e tudo fica na mesma. Quando se altera um membro do Governo Regional os açorianos anseiam que existam correções, mudanças, melhorias e inovações, mas todos sabemos que não é isso que vai acontecer.  O Serviço Regional de Saúde está débil, velho e muito cansado: é um sistema sobrelotado e sem capacidade de responder de forma eficaz às necessidades das nove ilhas da Região.

    Como noutros anos, em 2019 assistimos a greves e tivemos notícia de longas listas de espera, faltas de pagamento de deslocações, conflitos internos, constante desorganização nas evacuações, etc. Todos estes problemas são alvo de constantes promessas, as mesmas que também foram feitas nas primeiras declarações da nova Secretária Regional da Saúde.