• 𝗔𝗴𝗿𝗶𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮, 𝘀𝗲𝗰𝗮 𝗲 𝗶𝗻𝗲́𝗿𝗰𝗶𝗮!

    agricultura seca 2

    O que se passa com a agricultura na Região não é novo. Apenas se agrava de ano para ano por inércia, falta de medidas e planificação por parte do Governo Regional de PSD, CDS-PP e PPM (e também dos governos que o antecederam) As alterações climatéricas não são de hoje, assim como os sinais de falta de água na Região. Há anos que se fala disto nas diversas ilhas, com uma expressão maior nalgumas delas, pois cada uma tem caraterísticas próprias, entre as quais capacidade diferente de captação de água.

  • O PCP reafirma no Faial o carácter estratégico da agricultura regional

    agrofaial

    Nos dias 11 e 12 de junho, uma delegação do PCP Açores reuniu com a Associação de Agricultores da Ilha do Faial e com a Jagrifa - Associação dos Jovens Agricultores do Faial, para aprofundar o conhecimento sobre os problemas do sector e das expectativas que os produtores têm em termos de desenvolvimento e reforço da sua atividade. As referidas reuniões também tiveram o objetivo de apresentar as propostas que o PCP tem para o sector, na certeza de que as mesmas vão ao encontro das necessidades e preocupações do sector agrícola.

  • Apostar no sector produtivo é estratégico para o desenvolvimento da Região

    feira1

    No dia 19 de junho, uma delegação do PCP Açores visitou a Feira Agrícola em São Miguel e realizou vários contactos, verificando mais uma vez, no local, o muito de bom que se produz na Região, bem como o trabalho, a determinação e o esforço imenso de muitos produtores para continuarem a produzir.

    À produção de bens alimentares deve ser atribuído um papel estratégico na economia regional, e não só pela riqueza ou pelo emprego gerados. O alastrar de crises mundiais a que vamos assistindo, e a especulação que à custa delas se agigantou, deveriam fazer repensar seriamente as opções resultantes do processo de integração capitalista na União Europeia, que sempre contou com conivência ativa do PS, PSD e CDS, tanto a nível nacional como regional. Como o PCP alertou múltiplas vezes, estas decisões políticas provocaram uma quebra brutal do preço pago aos produtores, e puseram em causa o futuro de todo o sector, juntamente com a subsistência de milhares de agricultores. Em resultado destas escolhas, a atividade produtiva tem diminuído, e juntamente com estas a soberania alimentar do Pais e da Região, deixando as populações mais vulneráveis, devido à dependência do exterior e dos mercados.

  • Aníbal Pires - Quadro Económico e Social: agricultura e pescas (Intervenção XI Congresso)

    3

  • PCP Terceira ao lado dos produtores de leite

    thumbnail foto 1

    O PCP Terceira solidariza-se com a luta dos produtores de leite e de carne da ilha Terceira. Compreendemos a sua indignação e estamos de acordo com as suas justas reivindicações.

    O PCP Terceira sempre alertou para os perigos da liberalização do mercado do leite na União Europeia (fim das quotas leiteiras) e, sempre propôs, ao contrário do PS, do PSD e do CDS/PP, que Portugal evitasse esta medida pois ela constitui, está agora à vista de todos, a ruína de uma produção na qual somos auto-suficientes.

  • Falta de Estratégia e de Água afetam os agricultores da ilha de São Jorge e do Pico

    800px Museu do Vinho do Pico curraletas de vinha 2 Lagido da Madalena Concelho da Madalena ilha do Pico Açores Portugal 1

    Nota de Imprensa

    A CDU/Açores esteve durante vários dias em visita à ilha de São Jorge e do Pico, em trabalho e consulta à população sobre as problemáticas destas ilhas. Diversos dos problemas levantados já foram denunciados anteriormente através iniciativas ou requerimentos apresentados na ALRAA. O grupo de trabalho que se deslocou a estas ilhas demonstrou a sua preocupação com a seca que as duas ilhas açorianas apresentam, constatando que muitos agricultores manifestaram uma enorme preocupação. Devido à falta de chuva, precisam de uma rápida e eficaz solução. Contudo, esta não é uma situação inédita, porque há anos este fenómeno tem regularmente vindo a assolar as duas ilhas.