CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Posições Políticas
  4. Conclusões da reunião da DORAA do PCP - 18 de Outubro de 2021

Temas

18 outubro 2021

Conclusões da reunião da DORAA do PCP - 18 de Outubro de 2021

  • Imprimir
  • Email
Twitter

IMG 5807

A Direção Regional do PCP Açores (DORAA) esteve reunida no passado sábado, dia 16 de Outubro, na cidade da Horta, para analisar os resultados das eleições autárquicas 2021 e a situação política e social, tanto a nível nacional como regional, definindo as principais linhas de intervenção política e as prioridades de trabalho do PCP Açores.

Análise dos resultados das eleições Autárquicas 2021

A DORAA dirige uma saudação às centenas de mulheres e homens que integraram as candidaturas da CDU nos Açores, colaborando e dinamizando uma intensa campanha de contacto e esclarecimento com os açorianos, ouvindo os seus problemas, escutando as suas vontades e levando as propostas e o projeto da CDU à maior parte das localidades da nossa Região.

Independentemente dos resultados eleitorais em cada local, o esforço, a dedicação, o empenho e a coragem dos ativistas da CDU constituiu uma poderosa afirmação da força, de presença e implantação, e comprovou a sua ligação às diversas realidades locais. É com base neste conhecimento direto dos problemas e dos anseios dos açorianos que a CDU continuará a intervir para responder aos interesses e aspirações da população.

A CDU, no contexto da Região, manteve a sua influência, confirmando a sua presença na Assembleia Municipal de Santa Cruz das Flores, Horta e Velas e conquistando novas posições na Assembleia Municipal da Calheta de São Jorge e na Assembleia Municipal do Corvo, onde obteve resultados muito positivos.

Para além destes resultados, a CDU também conseguiu eleger em Assembleias de Freguesia das ilhas do Faial e de São Jorge: na Freguesia de Pedro Miguel, no Concelho da Horta, e na Freguesia dos Rosais, no Concelho das Velas.

A CDU Açores candidatou-se pelo menos a um órgão Municipal em 16 dos 19 Concelhos e em 8 das 9 ilhas, e consolidou-se como uma força política de dimensão regional com a qual os açorianos sabem que podem contar.

A CDU não se deixa condicionar em função de atos eleitorais, e a sua ação não será determinada por outro objetivo que não seja o compromisso que tem com os interesses e direitos dos trabalhadores e do povo. Em nenhuma circunstância reduzirá a independência de avaliação quanto à resposta necessária aos problemas regionais.

Situação social regional

Na Região a situação social tem vindo a agravar-se, devido ao aproveitamento, por parte de alguns, das atuais circunstâncias – continuando assim a lucrar com a precariedade generalizada, os baixos salários, a desregulamentação de horários e a retirada de direitos – conjugado com a falta de resposta por parte do Governo Regional do PSD, CDS-PP, PPM com o apoio parlamentar da extrema-direita.

A “transparência” e o “rigor” que o Governo Regional do PSD, CDS-PP, PPM usou como bandeiras na tomada de posse são contrariados pela sua própria atuação.

Desde então tem existido uma espécie de neblina que ofusca esta ‘transparência’ e este ‘rigor’: a orgânica do governo aumentou desmesuradamente, cultiva-se a mediocridade, os procedimentos são opacos e imprecisos, a Escola do Mar e diversos serviços regionais estagnam há meses, e é recente o caso das Agendas Mobilizadoras no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que levanta grandes dúvidas quanto à forma processual utilizada, que impediu a generalidade das micro, pequenas e médias empresas acederem a estes importantes fundos. Este governo regional traça um caminho que vai necessariamente aumentar as desigualdades sociais e as desigualdades entre ilhas, condenando algumas delas a um maior isolamento. É um governo que não dá combate às desigualdades: pelo contrário, estas aumentam. Fica assim comprometido o acesso de muitos açorianos aos SRS, ao mesmo tempo que diminui a sua mobilidade, e até é afetado o escoamento dos seus produtos.

A Região precisa, para o seu desenvolvimento, de um SPER forte. E precisa que as funções sociais da Região sejam cumpridas em todas as suas parcelas, sendo necessário um maior investimento no SRS, na Educação, no direito à mobilidade.

Setor Público Empresarial Regional

Para o PCP Açores, o Setor Público Empresarial Regional continua a desempenhar um papel insubstituível na Região, e deve continuar a funcionar na esfera pública e em prol dos açorianos, dando o seu contributo para a retoma da economia. Estamos frontalmente contra a destruição da produção regional e do seu sector transformador. Ao contrário do que tem vindo a ser feito nos últimos anos, devem ser postas em prática medidas que nos tornem menos dependentes do exterior e dinamizem o mercado interno.

Estas considerações aplicam-se, por exemplo, à Santa Catarina, dada a importância que esta tem no sector da indústria conserveira e, sobretudo para a ilha de São Jorge, onde emprega mais de 140 trabalhadores, sem contar com os postos de trabalho indiretos que gera.

É preciso tomar medidas concretas e construtivas para a recapitalização e modernização desta empresa. A privatização não é o caminho.

O PCP não aceita que se desvalorizem os investimentos efetuados, como acontece no caso da SINAGA. Os terrenos da SINAGA devem manter-se públicos, já que até hoje todos os cidadãos dos Açores contribuíram para este património fabril. É possível destinar os terrenos da SINAGA ao uso das populações, nomeadamente destinando-os à construção de habitação acessível, de um museu sobre a história da própria fábrica, de espaços de lazer e serviços essenciais à população.

Aumento do custo de vida

Os aumentos dos preços da energia elétrica e dos combustíveis acrescentam dificuldades na vida dos açorianos. Em 12 meses o preço da gasolina e do gasóleo subiu 24 cêntimos por litro, o que representa uma despesa acrescida de cerca 10 euros por depósito. Se abastecermos o carro duas vezes por mês, este aumento, num ano, irá custar-nos 240 Euros. Os nossos salários terão um aumento equivalente?

O preço da eletricidade nos Açores, por seu lado, acaba de ser aumentado em 3,5%. Em julho, já tinha havido um aumento de 3,6%. Os salários irão ser aumentados de forma a suportarmos estes gastos acrescidos? Não parece ser esta a intenção do Governo.

Infelizmente o aumento do custo da eletricidade e dos combustíveis irá afetar mesmo quem não tem carro e procura gastar o mínimo de eletricidade possível. Sendo fatores de produção transversais a todas as atividades económicas, quando o seu preço aumenta determina o aumento do preço de qualquer outro bem ou serviço. Na ausência de aumentos salariais, isto determina uma baixa dos consumos, e vai enfraquecer ainda mais a nossa economia. É preciso tomar medidas concretas para travar esta situação.

 

O PCP Açores considera que é necessário aumentar os salários, para melhorar as condições de vida dos açorianos e defender a produção regional. Insiste assim na prioridade a dar à defesa dos trabalhadores e dos seus direitos, na valorização dos salários -nomeadamente no que diz respeito ao acréscimo ao Salário Mínimo Nacional de 5% para 7,5%- no aumento da remuneração complementar, da remuneração complementar de pensões, reformas e abonos de família, e nas creches gratuitas para todas as crianças até aos 3 anos de idade. Os micro, pequenos e médios empresários, o sector público empresarial regional, a produção regional, a nossa agricultura e as nossas pescas merecem outro tipo de atenção, e necessitam de políticas efetivas de apoio.

A DORAA do PCP reafirma a necessidade, o compromisso e a prioridade de intervir sobre as questões do trabalho com direitos, do combate à precariedade, à pobreza e à exclusão social, da valorização salarial, dos rendimentos das famílias, da dinamização do mercado interno, da fiscalidade e dos serviços públicos de qualidade. Mantendo-se sempre ao lado das populações, não vai poupar esforços para que se evitem os retrocessos anunciados tanto na dimensão laboral quanto nos direitos à saúde, à educação, à mobilidade e ao desenvolvimento equilibrado de cada ilha.

Horta, 18 de outubro de 2021

A DORAA do PCP

Tags: PCP, DORAA
  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU