A CDU realizou a 23 de abril de 2019, em Ponta Delgada, uma reunião com a Cooperativa Porto de Abrigo, com a presença de Catia Benedetti, candidata residente nos Açores na lista da CDU ao Parlamento Europeu.
No quadro dos contactos regularmente mantidos com os operadores da fileira das pescas da Região, teve lugar em São Miguel uma reunião com a direção da Cooperativa Porto de Abrigo, na qual foram especialmente discutidas algumas das questões ligadas à política europeia do setor. Foi sublinhada a necessidade de, no quadro comunitário que vier a substituir o FEAMP, os recursos destinados às pescas serem desagregados dos restantes setores da economia do mar, de forma a permitir uma mais transparente gestão e um controle efetivo da utilização dos mesmos. Em particular, relativamente ao próximo POSEIMA, a elaboração legislativa deverá obstar a que sejam reproduzidos mecanismos discriminatórios como os que atualmente vigoram: por exemplo, o apoio atribuído ao pescado de maior interesse comercial, como o goraz, atinge aproximadamente 0,57€, enquanto que espécies como o chicharro e a cavala, isto é, as que mais interessam ao consumo interno e que representam a faina de cerca de 200 pescadores em São Miguel, têm um apoio que não chega a 1 cêntimo por quilo, e só para peixe destinado à congelação.
Foi também abordada a necessidade urgente de rever os regulamentos relativos à potência das embarcações, que nos atuais limites legais se revela incompatível com as próprias exigências de segurança.
Esta reunião foi mais um exemplo da atividade constante da CDU no terreno, a fim de facultar aos nossos eleitos no Parlamento Europeu a informação necessária para que sejam apresentadas propostas concretas que visem solucionar os problemas sentidos no setor das pescas açorianas.