O Coordenador do PCP, Marco Varela, esteve presente no passado dia 9 de Maio na cerimónia do 20.º aniversário do Dia do Comando Regional dos Açores da PSP em Angra do Heroísmo, tendo felicitado o Comando Regional dos Açores pelo seu aniversário, e os seus profissionais pelo contributo fundamental assente no seu esforço, dedicação e empenho, para termos uma Região mais segura e tranquila.
Os receios do PCP ficaram confirmados no que respeita à forma como o Estado, e não apenas nos últimos anos, se tem demitido das suas responsabilidades na Região, deixando ao abandono as entidades que tutela, como é o caso da PSP, a qual funciona sem os meios técnicos e humanos adequados.
Para além da precariedade insustentável das instalações, existe também a falta de profissionais, no entender do PCP é inaceitável que as instalações da PSP, força que desempenha um papel importantíssimo em todas as ilhas da Região, não tenham condições para assegurar um local de trabalho digno e de qualidade aos seus oficiais. É imperiosa a necessidade de uma fiscalização aos edifícios para, de seguida, se proceder à beneficiação dos mesmos.
A melhor forma de valorizarmos a dedicação e o empenho destes profissionais passa, no nosso entender, pelo conjunto de propostas que temos vindo a apresentar, e de entre as quais se destacava muito em especial a proposta de criação do Estatuto da condição policial, que daria resposta a questões como o horário de trabalho, habitação, transportes e saúde.
· Horário de trabalho: passaria para 35 horas semanais, e as restantes horas seriam devidamente remuneradas.
· Habitação: para os agentes que estivessem deslocados mais de 50 km da sua residência, a habitação seria assegurada pelo Estado.
· Transportes: gratuitos numa área até 50 km da sua residência.
O PCP vai continuar a lutar por estas propostas, esperando que exista vontade política por parte dos restantes partidos para as acolherem, a fim de valorizar e dignificar estes profissionais.