Nota de Imprensa
Visita as ilhas do Triângulo! este é o anúncio das agências de viagem que muitas vezes de forma errada publicitam os Açores. Mal sabem eles que somos possuidores de um fenómeno único: o triângulo com dois lados. Assim mesmo: porque a ilha de São Jorge está a ser esquecida, colocada de lado e deixada no isolamento. São Jorge tem uma posição central na geografia, mas teve sempre uma posição periférica na História basta avaliar: os voos são cada vez menos acessíveis, e muitas vezes os primeiros a ser cancelados porque a pista não tem condições; outro aspeto é o das mercadorias, cujo transporte está cada vez mais irregular (e os jorgenses cada vez mais prejudicados). Observamos as outras ilhas e todos os dias vemos o crescimento das ilhas do Faial e do Pico, seja a nível de investimentos como nas acessibilidades. Em São Jorge, afinal, o que somos, o que podemos ser? Mudam os governos, mas a falta de investimento continua a ser notória, por exemplo quando constatamos que o nosso centro de saúde principal não tem equipamentos, não tem recursos humanos, e ainda bem há pouco tempo tinha um buraco a céu aberto para a rua.
Se avaliarmos as últimas afirmações dos deputados representantes dos jorgenses, repararemos que pouco dizem sobre São Jorge. Pouco, ou em alguns casos mesmo nada. Vejamos os últimos atos políticos: a Acão de Marketing para a promoção diferenciada do Queijo de São Jorge é a reciclagem de uma proposta da CDU, agora apresentada pelo CDS. Projeto para a construção do Núcleo de Recreio Náutico da Calheta na ilha de São Jorge: idêntica situação. E, relativamente a um assunto tão fundamental como o do Centro de Saúde, relembramos as promessas eleitorais de CDS, pela boca do atual vice-presidente do Governo Regional, garantindo que, se fosse governo, resolveria a situação em que se encontra o atual edifício em questão de dias… Bem, não só não cumpriu, como já transformou o prometido “pouco mais de 20 dias” num mínimo de “540” dias.
Mas, se formos ver as últimas opiniões de PS e CDS na Assembleia Municipal das Velas: o que é necessário é a construção de um novo Centro de Saúde, demonstrando duas coisas: primeiro, que afinal a CDU São Jorge tinha razão; e segundo: a hipocrisia política do costume. A CDU São Jorge até compreende a razão de ser destes ziguezagues políticos, mas não aceita que nem depois de ter sido usados como bandeiras políticas únicas e originais, os projetos não sejam cumpridos. Os jorgenses não precisam de mais anúncios políticos: precisam de quem execute estas propostas, mesmo que na origem não fossem de quem as usou. Mas agora que o CDS- PP está no poder, é o momento de cumprir com as promessas feitas.
A CDU São Jorge é uma coligação política que sempre se afirmou como construtivo, e que realmente pretende melhorar a vida dos açorianos e, neste caso específico, dos jorgenses. Por isso oferecemos neste documento mais algumas ideias para inspirar as variadas forças políticas. Sem custas para os utilizadores, mas… com a condição de serem executadas:
1. Reforço dos voos diretos para São Miguel;
2. Garantir ligações a Lisboa para transporte de mercadorias no mínimo de 7 em 7 dias;
3. Certificar a pista para voos noturnos;
4. Melhorar as ligações dos transportes terrestres entre as sedes do concelho e as freguesias;
5. Médico de família para todos os jorgenses e mais consultas de especialidade;
6. Garantir o escoamento do pescado em condições que não degradem a sua qualidade e o seu preço;
7. Melhoramento e manutenção de trilhos turísticos.
8. Melhoramento da rede de fibra em toda a ilha; Se todos os partidos realmente cumprirem com todas as suas promessas eleitorais, possivelmente conseguiremos incluir a ilha de São Jorge no Triângulo a que de direito pertence… mas para isso temos de começar a tapar buracos, a começar pelos do centro de saúde.
Velas, 02 de Julho de 2021
CDU São Jorge