A CDU apresentou hoje Paula Decq Mota, como primeira candidata à Câmara Municipal da Horta. A lista à Assembleia Municipal é encabeçada por André da Costa Goulart. Na sessão pública, realizada esta tarde no Jardim Florêncio Terra, Paula Decq Mota afirmou que a CDU é uma força imprescindível e insubstituível no concelho, quer pela sua história, quer pelo trabalho realizado. Preparando-se assim para debater projetos e visões para o concelho, a candidata da CDU afirmou que os Faialenses não estão destinados às alternativas do costume, que revelam mais semelhanças que diferenças e exemplos não faltam, na região e no país. O concelho da Horta precisa de políticas de futuro, com uma visão a longo prazo para o que se deseja para o concelho e para quem cá vive.
Não é isso a que temos assistido. As medidas vão sendo lançadas ao sabor de eleições, deixando de lado as estruturantes e as que poderão ter mais impacto na vida dos faialenses. Verdadeiras políticas de habitação, de verdadeira reabilitação urbana, de cultura para todos, são alguns dos pontos referidos pela candidata. Por outro lado, não se pode continuar a olhar para o lado no que respeita, por exemplo, às más acessibilidades e barreiras arquitetónicas do concelho, que afetam sobretudo as pessoas portadoras de deficiência. Paula Decq Mota criticou também a política das câmaras do PSD e do PS, por essa região fora, para com os trabalhadores municipais, que não vêm os seus salários e carreiras valorizadas há longos anos, ou ainda que são afetados por graves situações de precariedade- havendo muitos que, desempenhando funções permanentes, nem são legalmente trabalhadores, já que estão ao abrigo de programas ocupacionais. Também neste campo, PS e PSD não revelam assim tantas diferenças.
A CDU no Faial, de acordo com o seu lema, Por uma Ilha com Futuro, irá contribuir para uma maior seriedade da gestão dos dinheiros públicos, para maior transparência e democraticidade nas decisões camarárias, e para uma política verdadeiramente participativa, que envolva todos os cidadãos do concelho, mas também as suas associações. Na sua intervenção, André Goulart, candidato à Assembleia Municipal,salientou as caraterísticas distintivas da CDU no Poder Local Democrático e a necessidade de reforçar a votação na CDU. honestidade, trabalho e competência são marcas reconhecidas nos eleitos da CDU. Com objetivo claro de aumentar a sua representação na Assembleia Municipal, com o regresso de um grupo municipal da CDU, o candidato sublinhou “tanto eu como qualquer pessoa que forma esta equipa está preparada para renovar a vontade e a energia, aproveitando sempre o caminho longo, preocupado, competente que quem já assumiu lugares na AM por estas cores teve.”
Segundo André da Costa Goulart “com dedicação e motivação as coisas chegam lá e teremos uma presença fulcral e esclarecedora no debate dos principais problemas do nosso Faial”. “O tempo de fazer é hoje e nós estamos disponíveis para vos ajudar a alcançar um futuro que sirva as ambições de quem cá vive e não de núcleos de interesse muito específicos. Planear com critério, equidade e avaliando o que realmente importa fazer”, lembrando o candidato que os próximos tempos serão essenciais na definição dos investimentos na região para a próxima década e que apenas com uma AM o mais plural possível se chegará mais próximo dos reais anseios da população.
André Goulart lembrou ainda impacto que esta força política tem tido na Assembleia Municipal, levando a debate assuntos estruturantes para o concelho, e declarou “o tempo de fazer é hoje e nós estamos disponíveis para vos ajudar a alcançar um futuro que sirva as ambições de quem cá vive e não de núcleos de interesse muito específicos. Planear com critério, equidade e avaliando o que realmente importa fazer.” Na opinião do candidato a CDU é um espaço democrático, onde cabem todos os que aspiram e exigem uma real mudança de políticas, os que se identificam com a causa pública e se colocam ao serviço dos interesses do povo.
A CDU identifica-se pelos seus princípios, reconhecidos há muito pelos faialenses, e dos quais nunca abdicou, entre os quais se destaca a defesa do Faial e daqueles que cá vivem.
15 de julho de 2021
Gabinete de Imprensa CDU Açores