No dia 29 de julho, os candidatos autárquicos aos órgãos da Ribeira Grande apresentaram a sua candidatura às eleições, no Tribunal da Ribeira Grande. Neste grupo, encontravam-se o 1º candidato à Assembleia Municipal da Ribeira Grande, João Subtil, reformado da Marinha; a 1ª candidata à Câmara Municipal da Ribeira Grande, Judite Barros, professora do ensino secundário e o 1º candidato à Assembleia de Freguesia da Matriz – Ribeira Grande, Óscar Ferreira, professor do ensino secundário.
A CDU é uma força partidária diferente, onde não existem promessas e todos os compromissos assumidos são para respeitar. A sua presença, nos diferentes órgãos autárquicos, será a garantia da defesa dos interesses das populações das diferentes freguesias que constituem o Concelho da Ribeira Grande. Somos uma força plural e dialogante, senão não teríamos a Coligação Democrática Unitária (PCP+PEV), a mais antiga do país, onde conjugamos os interesses em defesa de um mundo melhor, mais equilibrado e sustentável.
Defendemos a pluralidade e não é por acaso que fomos e somos sempre os primeiros, na linha da frente, na luta pela democracia, liberdade e equidade. Somos os primeiros a defender os interesse de todos, independentemente da sua origem, porque consideramos que todos são importantes e todos têm um contributo válido na sociedade.
Defendemos um país plural e democrático, onde todos têm o seu papel, nos diferentes sectores da sociedade. À Ribeira Grande e à sua população, nós oferecemos o que temos de melhor: o nosso TRABALHO, a nossa HONESTIDADE, a nossa PRESENÇA. Seremos os primeiros a assumir as nossas responsabilidades e a defender todos os interesses do Concelho; seremos os últimos entre os primeiros, sendo os primeiros TODOS os cidadãos do Concelho, sem exceção. Nós não ocuparemos lugares de poder; estaremos a prestar um serviço ao nosso Concelho e à nossa População; nós não nos servimos dos lugares, nós servimos, trabalhamos nesses lugares, com todos.
As nossas grandes preocupações, neste momento, são a segurança do Concelho a nível do aumento da criminalidade, associado ao crescente consumo/tráfico de estupefacientes e do álcool, conduzindo a uma situação de maior violência doméstica que a situação pandémica veio colocar a nu. Outra das grandes preocupações centram-se nos problemas relacionados com a educação e formação dos jovens, tendo em conta que somos o concelho mais jovem do país, mas que apresenta resultados alarmantes a nível de sucesso escolar.
A nossa preocupação vai desde as condições físicas e matérias das várias unidades orgânicas até às condições económicas e sociais que condicionam os resultados escolares e a progressão dos estudos para um nível superior. Aqui alertamos para as dificuldades que os jovens ribeiragrandenses enfrentam, quando ingressam no ensino superior, condicionados inclusive pela mobilidade e acesso à Universidade.
Finalmente referimos como grande preocupação o esquecimento que os nossos idosos, dita 3ª idade, a que são votados. Não nos referimos a questões económicas ou alimentares, mas sim a dignificação do papel do idoso, que tanto contribuiu para a nossa comunidade e, neste momento, sentem-se inúteis, isolados, vivendo numa solidão perigosa e deteriorante. Muitas outras preocupações ocupam a nossa equipa de trabalho, como acesso ao trabalho jovem e fixação dos mesmos no concelho, assim como o desenvolvimento cultural e o apoio às pequenas e médias empresas que nos conduzem para o tema do turismo.
Turismo que todos defendemos, mas a CDU acredita num turismo sustentável, protegendo especialmente as nossas zonas protegidas, reservas naturais, que são o último reduto da floresta endémica açoriana. Que turismo queremos? De qualidade, sustentável, equilibrado e que não destrua o que temos de melhor. Exemplo do que foi realizado, por exemplo, na requalificação do Mercado Municipal, uma das obras de proa do atual executivo, que, a nosso ver, foi um passo atrás, sem visão e sem projeção turística sustentável.
Trabalhamos com todos e consideramos que todas as freguesias devem ser tratadas da mesma forma, terem a mesma atenção e deverão ter apoio nas suas idiossincrasias e especificidades.
Trabalhamos e dialogamos com todas as forças partidárias porque acreditamos na democracia e acreditamos que somos um todo. Connosco ninguém fica para trás. Juntos seremos melhores e mais fortes. Os eleitos da CDU são uma verdadeira alternativa, são uma voz diferente, que trazem trabalho, honestidade e competência. Uma voz que não descansa até ver os interesses dos cidadãos respeitados!
A Ribeira Grande só ganhará se tiver uma maior pluralidade e representatividade de vozes que poderão, efetivamente, fazer TODA a DIFERENÇA.
30 de julho de 2021
Gabinete de Imprensa CDU Açores