A CDU fez hoje a entrega das listas ao município de Ponta Delgada, com a presença dos primeiros candidatos aos órgãos concelhios (Rui Teixeira para a Câmara Municipal e Catia Benedetti para a Assembleia), bem como o mandatário concelhio Aníbal Pires.
O primeiro candidato à Câmara Municipal, Rui Teixeira, referiu que a CDU se apresenta a estas eleições com propostas e soluções que farão de Ponta Delgada um concelho melhor para trabalhar e viver. A CDU é a força que, no poder local, tem demonstrado ser capaz de intervir em favor das populações, com trabalho, honestidade e competência, como o demonstram os milhares de eleitos autárquicos da CDU no país.
Também nos Açores, um reforço da votação da CDU, com a eleição de vereadores, deputados municipais e membros das assembleias de freguesia, significaria um melhor equilíbrio político. Nos últimos quatro anos, no concelho aprofundaram-se as desigualdades, com a vida mais cara, o preço da habitação a crescer – em particular na cidade – e sem uma rede de transportes de qualidade e barata.
Ponta Delgada é cada vez mais um concelho voltado para o turismo massificado, mas que volta as costas aos seus cidadãos e trabalhadores, e onde a política camarária do PSD agravou dramaticamente todos os défices que já se viviam. Por outro lado, os últimos anos demonstraram que a alternativa não passa pelo PS – aliás, os programas e propostas de PSD, CDS-PP e PS dos últimos anos são, no essencial, semelhantes, mudando apenas os protagonistas.
Para a CDU, mais que a mudança de caras e protagonistas, é precisa uma mudança real de política. A política municipal só serve se responder às necessidades dos seus cidadãos. Muito há a fazer, em matéria do direito à habitação digna e acessível, de mobilidade e transportes – em particular, do transporte público –, de redução do custo de vida, do tratamento de lixo e reciclagem e do desenvolvimento equilibrado de todo o concelho. Outro assunto de grande importância, para a CDU, é a luta às dependências, pois os efeitos perversos e destruidores tanto do álcool como das drogas estão cada vez mais visíveis nas nossas ruas, com pesadas implicações na vida das famílias envolvidas e na própria segurança da comunidade em geral.
Para além disso, é preciso dar vida ao concelho e à cidade! É preciso recuperar os espaços nobres para o lazer, e não para a especulação imobiliária. A CDU candidata-se com soluções e provas de que é possível dar uma resposta diferente. Será esse o seu papel nesta campanha: esclarecer e lutar por um concelho melhor, com propostas a pensar nos que cá vivem e trabalham.
Com o reforço da votação na CDU, traduzida em eleitos, será possível recuperar Ponta Delgada!
29 de Julho de 2021
CDU São Miguel