Como todos os anos, também na Festa do Avante 2022, que se realizou no passado fim de semana, a Região Autónoma dos Açores esteve presente, com um pavilhão representativo da cultura, da gastronomia e dos produtos regionais, concebido e gerido pela Organização Regional do PCP – Açores.
O grande sucesso da edição 2022 daquela que é reconhecida ser a maior iniciativa politico-cultural que se realiza em Portugal também se verificou no pavilhão da nossa Região.
Muitos milhares de visitantes leram e comentaram a exposição política montada pelo PCP Açores, fizeram perguntas, trocaram opiniões com os militantes açorianos que se encontravam em serviço no pavilhão.
Particularmente concorrida foi a apresentação do livro “Os presos e as prisões políticas de Angra do Heroísmo”, iniciativa promovida pela URAP (União dos Resistentes Antifascistas), que reuniu em volta do pavilhão açoriano um público numeroso e participativo.
Mas não só de cultura e política se faz a Festa do Avante, por isso quem visitou o pavilhão teve a oportunidade de provar o tradicional “bolo lêvedo”, o chá, a pimenta, os vinhos e licores produzidos na Região, o ananás de São Miguel, a doçaria de várias ilhas, bem como vários tipos de queijos. No Restaurante/Bar, entre várias outras propostas, foram servidos milhares de pratos como o caldo de peixe, os enchidos do Grupo Central com batata-doce, a morcela com ananás.
O sucesso dos nossos produtos e da nossa gastronomia foi retumbante, levando a que já no sábado diversos produtos ficassem esgotados. A todos prometemos que os levaríamos de novo no próximo ano, e em quantidade maior: muitos visitantes, contudo, referiram que o que tinham visto e provado os animava a programarem uma viagem aos Açores, para poderem usufruir no local da diversidade e da riqueza das nossas paisagens naturais, da cultura e da gastronomia.
Muitos foram os encontros e reencontros que tiveram lugar no Pavilhão Açores, muitos os abraços, os brindes, muitíssimas as novas amizades com pessoas vindas de todo o país e de muitas partes do mundo. Como escreve o Jornal que dá nome à esta Festa, «de todas as palavras a que poderíamos recorrer para descrever esta edição da Festa do Avante!, alegria é claramente uma das mais adequadas: alegria de conhecer e de experimentar, de conviver e de aprender, de dançar e de cantar; mas também de organizar e de construir, de participar e de contribuir para algo que é maior do que cada um de nós e do que a simples soma de todos. Algo com o qual, já dizia o poeta, não terminamos em nós próprios».
Com esta mesma enorme alegria o PCP Açores celebra o sucesso da Festa que terminou, e já prepara a edição do próximo ano!
A Comissão da Festa do Avante/Açores 2022