Na terça-feira 15 novembro, uma delegação PCP Açores reuniu com a CGTP IN Açores, que solicitara esta reunião para apresentar o caderno reivindicativo dos trabalhadores açorianos para 2023.
Entre as várias questões apresentadas, gostaríamos de salientar a importância do aumento geral dos salários e a necessidade urgente de um combate efetivo à precariedade e ao abuso do recurso aos programas ocupacionais, recibos verdes e programas de estágios.
Para o PCP, estas reivindicações da CGTP IN Açores, ao serem traduzidas em medidas concretas, para além de representarem um necessário avanço em termos de justiça social dariam um forte contributo para o desenvolvimento regional e do mercado interno, beneficiando assim não só os trabalhadores diretamente envolvidos, mas a população dos Açores no seu todo.
Só através da luta dos trabalhadores e populações é possível travar as más práticas e maus exemplos do governo regional de direita, apoiado pela extrema-direita, que promove uma política de baixos salários, precariedade e exploração.
O PCP associa-se à justa luta dos trabalhadores e população, consciente que só através da luta organizada é possível evitar retrocessos seja em relação aos salários, seja nos direitos laborais.