CDU AçoresCDU Açores

  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU
  1. Entrada
  2. Temas
  3. Geral
  4. A CDU opõe-se à diminuição de 43% das verbas atribuídas na proposta de PORAA à ilha de Santa Maria

Temas

23 novembro 2022

A CDU opõe-se à diminuição de 43% das verbas atribuídas na proposta de PORAA à ilha de Santa Maria

  • Imprimir
  • Email
Twitter

Santa Maria Baía São Lourenço 2 

A situação económica e social da Região e de Santa Maria é preocupante, e o Plano e Orçamento que foi entregue na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, no nosso entender, está longe de enfrentar os problemas que se levantam, podendo, pelo contrário, agravar a situação existente.

Não se verifica, na proposta entregue na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a intenção de este plano e orçamento regional impulsionar a dinamização da economia de Santa Maria. As principais preocupações que ali se refletem não são a coesão, os rendimentos do trabalho, a dinamização da economia local, os transportes marítimos e aéreos, as dificuldades na pesca e na agricultura, a necessária diversificação e aumento da produção regional, as carências na habitação, na saúde e na educação.

O plano e orçamento 2023, que atribui à ilha de Santa Maria 18 859 493€, traduz um corte de cerca de 43% relativamente ao ano anterior.

Para a CDU, o desenvolvimento de Santa Maria exige, pelo contrário, um maior investimento nos sectores produtivos (as obras no matadouro, os caminhos agrícolas), nos transportes aéreos e marítimos, na habitação (Bairro do aeroporto), nas infraestruturas (obras reabilitação do edifício da USISM a verba é muito baixa) e naturalmente na contratação dos trabalhadores necessários nas várias áreas, para solucionar problemas como o da falta de assistentes operacionais. A recuperação de direitos e salários deveria ser também prioritária.

Por isso, a CDU defende:

  1. Aumento do Acréscimo Regional ao Salário Mínimo Nacional de 5% para 10%;
  2. Aumento da remuneração complementar em 15%;
  3. Aumento de 20% do complemento regional de abono de família;
  4. Aumento de 20% do complemento regional de pensão;
  5. Investimentos em obras públicas estruturantes para o desenvolvimento de cada ilha, e para a prestação de serviços às respetivas populações;
  6. Investimento na Educação, reforçando o número de professores e assistentes operacionais, pondo fim à precariedade, e disponibilizando verbas para obras no parque escolar regional;
  7. Aumento dos apoios à diversificação da produção agrícola em todas as suas vertentes;
  8. Criação e implementação, em articulação com as autarquias, de planos de requalificação do património construído, proporcionando oferta de habitação com custos de arrendamento controlado e possibilitando a opção de compra;
  9. Manutenção da gateway existente de Santa Maria, e de todas as suas ligações com o exterior.
  1. Aquisição de duas embarcações para transporte de passageiros, carga e viaturas que assegurem, durante todo o ano, as ligações marítimas entre todas as ilhas da Região.

A CDU vai continuar a defender estas e outras propostas que incidem nos principais problemas vividos em Santa Maria, e que poderia dar um forte contributo para o desenvolvimento da nossa ilha e da Região no seu todo.

CDU Santa Maria

Tags: Santa Maria, PCP
  • Anterior
  • Seguinte

Mais recentes

PCP Açores acusa Governo de abandono dos Açorianos e exige fim da política de desastre social 15 abril 2025
Apresentação da lista da CDU pelo círculo eleitoral dos Açores às Eleições Legislativas 2025 04 abril 2025
Apresentação do primeiro candidato da CDU pelo Círculo dos Açores às Eleições Legislativas de 18 maio de 2025 30 março 2025
PCP/Açores defende medidas urgentes para combater injustiças e impulsionar o desenvolvimento da Graciosa 10 março 2025
CDU denuncia abandono da ilha das Flores e exige soluções 05 março 2025

Siga-nos no Facebook

Siga-nos no Facebook

Jornal «Avante!»

Jornal Avante! Órgão Central do PCP (todas as quintas-feiras nas bancas)

Boletim Informativo do PEV

Boletim Informativo Quinzenal do PEV
  • Entrada
  • Temas
    • Parlamento Regional
    • Assembleia da República
    • Parlamento Europeu
    • PCP
    • PEV
    • Economia
    • Trabalhadores
    • Serviços Públicos
    • Saúde
    • Educação e Cultura
    • Transportes e Turismo
    • Justiça
    • Acção Social
    • Ambiente e Mar
    • Outros temas
  • Ilhas
    • Santa Maria
    • São Miguel
    • Terceira
    • Graciosa
    • São Jorge
    • Pico
    • Faial
    • Flores
    • Corvo
  • Opinião
  • Contactar
    • Sedes da CDU