A cereja no topo do bolo!
1300 toneladas de resíduos vão ser enterradas!
A visita estatutária do Governo Regional à Ilha das Flores veio consolidar ainda mais o que a CDU tem vindo afirmar desde dá muito tempo, que o Governo Regional em vez de dar resposta aos problemas dos açorianos e da região faz exatamente o contrario, abandona a sua sorte as Flores, criando cada ver mais desigualdades entre açorianos e entre as ilhas do arquipélago. A política do Governo Regional de direita com o apoio da extrema direita e as suas opções sem planificação, sem rumo levam a falta de soluções limitam-se apenas a governarem para uma minoria contra a maioria dos Açorianos única e exclusivamente a pensar na sua sobreviver politicamente.
Desta visita do governo destaca-se a falta de soluções para inverter o abandono a que a ilha esta vetada e à perda de população, com medidas concretas para dar resposta aos problemas. Os serviços regionais têm cada vez mais dificuldades, por falta de meios humanos e materiais. Na habitação evidenciam-se carências e os consequentes problemas em fixar diversos profissionais em áreas como a educação, a saúde, ou mesmo os casais jovens, há falta de transporte marítimo de passageiros que deixou de existir, não se vislumbra quando poderá voltar a existir e assegurar a ligação entre as Flores e o restante arquipélago , falta de lugares nos transportes aéreos para os residentes, falta de manutenção das gruas de apoio à pesca e de equipamentos de apoio à pesca em terra. Tendo em conta os constrangimentos dos abastecimentos à ilha, é necessário traçar um plano de incentivo à produção de hortícolas que diminua a dependência externa. As Flores não precisam de mais encerramentos, como o da Cooperativa Ocidental, que acabou com a produção de manteiga, iogurte, queijo.
E agora, a cereja no topo do Bolo, o anúncio de enterrar de 1300 toneladas de resíduos, solução essa que, segundo o governo regional diz, é a solução possível e consensual, e não é gravosa do ponto vista ambiental, é a solução própria para evitar qualquer problema de saúde publica, ou seja está tudo bem, não se passa nada. Perante estas afirmações, sem medidas tomadas para se fazer sair os resíduos nos próximos meses com regularidade e não deixando acumular como se fez agora por inércia e falta de planificação, podemos voltar a ser confrontados com o mesmo problema. Mas segundo o que o Governo Regional diz nem é gravoso para o ambiente e da ilha das Flores, que esta qualificada como reserva da biosfera.
É um governo que se limita a reagir tarde e a más horas, acompanhado pela inércia dos deputados eleitos pela ilha que suportam este governo, que assistem a este abandono e devem achar que está tudo bem.
Basta de perdemos o que de melhor temos e sabemos fazer. É preciso mudar de política, pelo direito a viver melhor na nossa terra.
CDU Flores
22/06/2023