Realizou-se hoje na Praia da Vitória uma nova manifestação dos trabalhadores da Praia Cultural despedidos pela câmara Municipal através de processo de despedimento coletivo. A manifestação foi promovida pelo STAL – Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local e pela União dos Sindicatos de Angra/ CGTP-IN.
O PCP uma vez mais esteve presente, manifestando a sua solidariedade para com os trabalhadores na sua luta.
O PCP considera que os despedimentos constituem uma medida política da CMPV cruel e injusta. Cruel porque revela uma profunda insensibilidade para com estes trabalhadores e suas famílias, pondo em causa a sua subsistência, no atual quadro de crise económica e social, e injusta porque estes trabalhadores são necessários para garantir uma regular prestação de serviços aos munícipes. Por outro lado, consideramos que não é com o despedimento dos seus funcionários que a autarquia vai resolver as questões do passivo e do endividamento provocados pela má gestão dos seus governantes.
A presidência da CMPV, ao tomar esta decisão, revela falta de capacidade para gerir os ativos do município, nomeadamente os seus trabalhadores, não tendo assim, condições para resolver principais problemas do município.
Praia da Vitória, 13 de setembro de 2023
A Comissão de Ilha do PCP/Terceira