Saudações a todos delegados, convidados e amigos, que fazem deste XI Congresso da Região Autónoma dos Açores, mais um marco histórico do PCP nos Açores!
Camaradas, esta é a prova provada que o futuro tem partido, e esse partido é o Partido Comunista Português!
Venho trazer-vos algumas notas relativamente ao trabalho realizado pelo partido na Ilha de São Jorge, onde desde o último Congresso Regional, tem desenvolvido um importante trabalho de crescimento e consolidação.
Não sendo diferente de outras ilhas e regiões, atravessamos as nossas dificuldades, mas não as escamoteamos, reconhecemo-las, e com um trabalho sério e dedicado lá vamos ultrapassando os entraves que nos são colocados, fruto das vicissitudes geográficas deste mar que tantas vezes nos afasta e outras tantas nos abraça.
O PCP e os seus militantes têm estado ao lado da população jorgense, ouvindo e auscultando as suas preocupações, denunciando problemas, e propondo soluções para os resolver, e os resultados está à vista.
Desde o último Congresso, o partido conseguiu fazer crescer a sua representação política no poder local, onde nas eleições autárquicas de 2017 conseguimos eleger o primeiro deputado municipal da CDU na história do poder local nas Velas, um resultado histórico que nos permitiu alargar a nossa participação na vida democrática da ilha, com uma postura assente no trabalho, na honestidade e competência.
A prova que esse resultado não foi fruto do acaso, mas sim de múltiplas intervenções e posições tomadas nos órgãos de poder local da ilha, no passado ano de 2021, nas eleições autárquicas, voltamos a eleger um deputado municipal no concelho das Velas, bem como o reforço da votação para a mesma, histórico foi também a eleição de um deputado no concelho da Calheta, outro resultado inédito para a CDU na ilha de São Jorge. Fazer também referência aos todos os outros atos eleitorais onde a CDU consolidou e reforçou vários resultados.
Estes resultados extremamente positivos, só puderem ser alcançados com um árduo trabalho dos camaradas do PCP, do PEV, dos ativistas da CDU e de todos os seus simpatizantes, que viram na CDU, uma força necessária e fundamental para um futuro melhor do poder local na ilha.
Gostaria também em nome do coletivo do PCP de São Jorge, agradecer aqueles que infelizmente já não se encontram na luta ao nosso lado, em especial ao falecido camarada Francisco do Carmo, que durante tanto tempo, décadas para ser mais concreto, e por vezes com um sentimento de isolamento, nunca abandonou a luta e se manteve firme e resistente ao lado do Partido, é por ele e por todos os que desejam transformar o mundo num lugar melhor que nos mantemos unidos nesta luta de todos dias.
Gostava de deixar aqui uma citação de autor desconhecido que no meu entender, neste momento, faz total sentido de ser proferida: “Ser comunista implica a coragem de estar, por vezes, “isolado” face à manipulação ideológica violenta que se abate contra quem quer transformar o mundo.”
Viva o XI Congresso da Organização da Região Autónoma dos Açores!
Viva ao PCP!
Viva aos Açores!
António Machado, 8 de maio, 2022
Faial, Açores