A Comissão de Ilha Terceira do PCP, apela a todos os terceirenses para se mobilizarem contra os depedimentos anunciados para a Base das Lajes e defendam os interesses da nossa ilha, participando na Concentração convocada pela União dos Sindicatos de Angra do Heroísmo, para o próximo Domingo, dia 1 de Fevereiro, pelas 16 horas, no Largo da Luz na Praia da Vitória.
A mobilização dos terceirenses e de todos os açorianos em defesa dos postos de trabalho na base, dos trabalhadores e dos seus direitos, é essencial para pressionar o Governo da República a assumir uma postura firme de defesa do interesse nacional perante as autoridades norte-americanas.
A necessidade de os terceirenses manifestarem o seu descontentamento é ainda mais urgente, tendo em conta as notícias hoje vindas a público que confirmam o que PCP vem afirmando em relação às atitudes das autoridades portuguesas que, confirma-se, conheciam a intenção dos Estados-Unidos de reduzir drasticamente o pessoal da Base, que não contestaram essa intenção e pretenderam apenas negociar outras contrapartidas militares.
É vergonhoso que o Governo da República queira utilizar os trabalhadores da Base da Lajes como moeda de troca para a obtenção de equipamentos ou outras facilidades militares! É inadmissível que os interesses da Terceira, da Região e do País sejam sejam postos em causa para a obtenção de contrapartidas militares de interesse duvidoso, arrastando a ilha Terceira para uma situação de catastrofe ao nivel económico e social sem precedentes.
É preciso condenar esta atitude do Governo da República e exigir a defesa dos trabalhadores da Base e de todos os açorianos!
Angra do Heroísmo, 29 de Janeiro de 2015.
A Comissão de Ilha.