Realizaram-se entre os dias 12 e 14 de Junho Jornadas de Trabalho do PCP em São Miguel, com a participação do Coordenador Regional do PCP Açores Vítor Silva. As Jornadas incidiram fundamentalmente sobre o sector do Mar e Pescas e da Agricultura, com visitas e encontros com instituições representativas destes sectores e contactos com trabalhadores e a população.
Dos diversos encontros, o que novamente se salienta é a necessidade de proteger os setores produtivos açorianos, nomeadamente as pescas e a agricultura. Em particular, verifica-se ser urgente recuperar o direito a decidir sobre o nosso futuro, resgatando a soberania roubada pela União Europeia, reduzir os custos de produção, nomeadamente com energia, banca e seguros, e regular melhor as diferentes áreas de atividade ou fiscalizar de forma mais eficaz a pesca feita nos nossos mares.
Mais uma vez, na sequência destes contactos e encontros se revela a necessidade de dar resposta e soluções urgentes a problemas graves da situação que se vive nos Açores e no País. Largas camadas da população Açoriana confronta-se com problemas económicos e sociais e a região necessita de uma estratégia para o seu desenvolvimento, investindo determinadamente nos sectores produtivos particularmente no sector primário. É também preciso lutar por uma maior solidariedade nacional e de reinvindicação dos direitos que nos assistem.
Estes são exemplos significativos do que é a política laboral e social do Governo Regional, demonstrando as razões que levam cada vez mais trabalhadores, agricultores, pescadores e outras camadas da população, à luta e ao protesto, no qual encontram e encontrarão, como sempre, o PCP lutando ao seu lado.
A DORAA do PCP/Açores
São Miguel, 16 de Junho de 2017