Produtores de gado das Flores que investiram em novas raças, compradas na Terceira, esperam há mais de um mês pelo transporte marítimo para a sua ilha. Tratando-se de um investimento de aproximadamente dez mil euros, esses agricultores vêm-se desesperados para poderem ter nas Flores os animais que adquiriram, estando assim gravemente prejudicados.
Num requerimento ao Governo Regional apresentado por João Paulo Corvelo, o deputado comunista defende que é tempo do Governo Regional intervir, para que as ilhas mais afastadas não se vejam ainda mais isoladas.
Requerimento
A produção de carne nos Açores remonta à época do povoamento das nossas ilhas. De forma acertada os produtores açorianos têm vindo a apostar no contínuo melhoramento genético do gado bovino com vista à obtenção de carne com qualidade de excelência e acrescentado valor comercial. Tal aposta na melhoria genética do gado bovino também tem sido realizada pelos produtores da ilha das Flores.
Ainda recentemente alguns jovens produtores florentinos deslocaram-se à ilha Terceira para a aquisição de gado puro da raça Limousine, num investimento que ronda a dezena de milhares de euros. Acontece que esses jovens produtores florentinos têm deparado com sucessivos problemas para que esse gado seja devidamente transportado por via marítima desde a ilha Terceira até às Flores.
Desde a indisponibilidade de contentores para transporte de gado no porto da Praia da Vitória até à impossibilidade de interligação para o transporte desse gado no navio Monte Brasil que escalará as Flores na próxima semana, tudo tem vindo a acontecer a esses jovens produtores florentinos.
O transporte marítimo é o principal meio de transporte de mercadorias inter-ilhas, assumindo um papel crucial no desenvolvimento económico da Região, sendo um elemento do próprio crescimento económico e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações.
As ilhas menos populosas e mais distantes geograficamente não podem ser penalizadas, bem como os seus agentes económicos ser prejudicados. É urgente uma rápida intervenção governativa que solucione este imbróglio e faça chegar o mais brevemente possível à ilha das Flores o gado bovino adquirido pelos jovens produtores florentinos.
Assim, a Representação Parlamentar do PCP, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, solicita ao Governo Regional as seguintes informações:
- Tem o Governo Regional conhecimento que há mais de um mês que alguns jovens produtores florentinos (des)esperam pelo devido transporte marítimo de gado bovino que adquiriram na ilha Terceira?
- Tenciona o Governo Regional intervir com urgência para que este caso seja rapidamente solucionado?
Santa Cruz das Flores, 8 de Junho de 2017
O Deputado do PCP Açores
João Paulo Corvelo